Educação Financeira: entendimentos de inflação em uma turma de 9º Ano do Ensino Fundamental<br>Financial Education: inflation achievement in a 9th grade group from Elementary School
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p085-104Palavras-chave:
Ambiente de Educação Financeira Escolar, Inflação de Demanda, Inflação de Custo.Resumo
Este artigo objetiva analisar entendimentos não matemáticos mobilizados por alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental ao desenvolverem tarefas sobre a noção de inflação. Para tanto, fundamenta-se nos pressupostos da Educação Financeira Escolar enfatizando dimensões social, familiar e pessoal (SILVA; POWELL, 2013) e nos princípios para o planejamento de um Ambiente de Educação Financeira Escolar (MUNIZ JR., 2016). Adotam-se os pressupostos da pesquisa qualitativa, seguindo princípios da análise de conteúdo e se toma como base cinco tarefas que abordam a temática a partir de discussões sobre custo da cesta básica e dos combustíveis. A partir da análise dos dados produzidos foram sistematizadas quatro categorias, a saber: entendimentos gerais e correlatos de inflação, inflação de custo, inflação de demanda e inflação inercial.
This article aims to analyze non-mathematical understandings mobilized by students of 9th grade from Elementary School developing tasks about the notion of inflation. Therefore, based on the assumptions of School Financial Education emphasizing social, family and personal dimensions and in the principles for the planning of a School Financial Education Environment. The assumptions of qualitative research are adopted, following principles of content analysis and it’s based on five tasks which approach the theme from discussions about the cost of the care package and fuels. From the analysis of the produced data, four categories were systematized, namely: general understandings and co-report of inflation, cost inflation, demand inflation and inertial inflation.
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Referências
apresentou princípios para elaboração de atividades, tais como:
✓ estimular a produção de significados dos alunos;
✓ ampliar os significados que podem ser produzidos, permitir diferentes estratégias de resolução e possibilitar que elas se tornem objeto de atenção de todos;
✓ possibilitar que vários elementos do pensar matematicamente estejam em discussão, como a análise da razoabilidade dos resultados;
✓ estimativas, tomadas de decisão, a busca de padrões nas resoluções, o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas;
✓ apresentar situações abertas que propiciem vários caminhos de resolução. (CAMPOS, 2012, p. 76).
Baseado em fundamentos econômicos, o autor definiu inflação como:
[...] processo de aumento contínuo e generalizado de preços dos bens e serviços negociados em um país. Contínuo porque o aumento dos preços ocorre ao longo de meses, anos e até décadas. Generalizado porque ele acontece no preço da maioria dos bens e serviços, tais como, alimentos, automóveis, aluguéis, passagens de ônibus, gasolina, cafezinho e pão francês. Estas duas características são importantes para se dizer que houve inflação.(VITAL, 2014, p. 57, grifos do autor)
“pelo excesso de demanda agregada (Inflação de Demanda) da inflação por elevação de custos (Inflação de Custos) e da inflação devida aos mecanismos de indexação de preços (Inflação Inercial)” (VASCONCELLOS; GARCIA, 2014, p. 242).
A Educação Financeira Escolar contribuiu para a organização de um ambiente no qual foi possível discutir e refletir sobre inflação por meio do “estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro, além de promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos alunos” (BRASIL, 2017, p. 267)
Salienta-se que as proposta de um currículo para EFE baseados nas dimensões e eixos (SILVA; POWELL, 2013) e os princípios para planejamento de um AEFE, sugeridos por Muniz Jr. (2016), foram de extrema importância, pois corroboraram com os objetivos deste trabalho.
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