Vivências de Professores de Matemática em Início de Carreira.

Autores

  • Andréa Pavan Perin FIT - Faculdade Integração Tiete

Palavras-chave:

Formação de Professores de Matemática, Início de Carreira, Escola Básica

Resumo

Este texto pretende evidenciar os desafios vivenciados por professores de Matemática nos anos iniciais da docência no Ensino Fundamental. O foco de análise incide principalmente sobre os seguintes aspectos: o choque de realidade, a disciplina dos alunos, a relação entre os professores dentro da escola, as condições de trabalho e as regras do contexto escolar. Para desenvolver o estudo, tomamos como sujeitos quatro professores de Matemática com até cinco anos de docência. Os dados foram coletados a partir de entrevistas orientadas por um roteiro preestabelecido, que buscava captar aspectos relacionados aos desafios vivenciados pelos professores nessa fase da docência. O estudo revelou quão tenso é o início de carreira, principalmente devido aos sentimentos de angústias, solidão, conflitos pessoais, descontentamento em relação à indisciplina, responsabilidade e aprendizagens intensas.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andréa Pavan Perin, FIT - Faculdade Integração Tiete

Porfessora de Matemática do enino médio e superio, mestre em educação pela Universidade Metodista de Piracicaba

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2011-05-28

Como Citar

PERIN, A. P. Vivências de Professores de Matemática em Início de Carreira. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 253–272, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/5316. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos