Registros escritos como produção e experiência constituinte na formação inicial do professor de matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i2p278-308Palavras-chave:
Aprendizagem da docência, Estágio Supervisionado, Registros escritos.Resumo
Este trabalho objetiva refletir sobre as contribuições do estágio supervisionado a partir da análise de registros escritos de licenciados em um curso de formação inicial docente para o ensino de matemática. O estudo foi desenvolvido com base em pressupostos da pesquisa qualitativa, cujos dados foram construídos a parir da análise de 35 relatórios finais que permitiram sistematizar o campo de análise. Os resultados obtidos permitiram concluir que na formação inicial, os futuros professores desenvolvem conhecimentos teóricos e práticos, bem como a apropriação de métodos de ensino, a fim de promover a aprendizagem discente. O estágio proporciona a oportunidade de ensinar, mas também de aprender, considerando os múltiplos conhecimentos e reflexões que podem ser desenvolvidos a partir do cotidiano escolar e da prática de ensino. É possível identificar registros de formas de atuação e de abordagem de conteúdos nas aulas de regência, com isso, os licenciandos sinalizam para a busca de estratégias metodológicas, indicando que trabalhar na perspectiva de alguma tendência em educação matemática poderá exigir esforço e dedicação, mas que trará resultados. Por fim, os registros escritos mostram-se como possibilidade de reflexão, indicando que ensinar e aprender a docência é um desafio no processo de formação humana e profissional.
Metrics
Referências
André, M. (2013). O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA –Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103.
Bardin, L. (2009). Análise de Conteúdo. 4 ed. Edições 70, Lisboa.
Bayerb, A. Cruz. L. O. (2017) Desencanto, Abandono e Escassez: O Desafio da Formação de Professores de Matemática. Alexandria, v. 10, n.1, p. 239-255
Borssoi. B, L. (2008). O estágio na formação docente: da teoria a prática, ação-reflexão. IN: 1º Simpósio Nacional de Educação. Anais. Cascavel: Unioeste, p. 1 - 11.
Ministério da Educação (MEC). (2019). Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica. Diário Oficial República Federativa do Brasil, Brasília.
Ministério da Educação (MEC). (2008). Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília.
Buriolla, M. A. F.(2006). O estágio supervisionado. Cortez. São Paulo.
Costa, N. M. L. Poloni, M. Y. (2012). Percepções de Concluintes de Pedagogia sobre a Formação Inicial do Professor para a Docência de Matemática. Bolema. v. 26, n. 44, p. 1289-1314.
Cruz, M. A. S. Bitta, M. (2015). Aula prática reflexiva no estágio supervisionado: análise de uma experiência. EMR-RS, n. 18 - v.1 - pp. 7 a 20
D’Ambrosio, U. (1996). História da Matemática e Educação. Cadernos CEDES 40. História e Educação Matemática. Campinas. Papirus.p.7-17.
Fillos, L. M. Marcon, L. C. J. (2011). Estágio supervisionado em matemática: Significados e saberes sobre a profissão docente. X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, nov.
Franco, M. L. P. B. (2008). Análise de conteúdo. Líber Livro, Brasília.
Freitas, F. M. Silva, J. A. Olieira, R. R. (2010). Formação inicial de professores de matemática: os estágios supervisionados e as histórias de vida. Edu. Matem, v. 05, n. 1, p.61-70.
Ferreira, M. C. N. Ribeiro, A. J. Ponte, J. P. (2021). Prática profissional de professores dos anos iniciais e o pensamento algébrico:contribuições a partir de uma formação continuada. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 171-200.
Gaertner, R. Oechsler, V. (2009). Prática de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática. REVEMAT, V4.6, p.67-77.
Gonçales, T. O. Costa, D. E. Santos, L. C. (2017). Uma reflexão acerca dos conhecimentos e saberes necessários para a formação inicial do professor de matemática. Educ. Matem. v.19, n.2, 265-290.
IFCE. (2012). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Cedro.
Garcia Junior, E.F.; Medeiros, S; Augusta, C. (2017). Análise documental: uma metodologia da pesquisa para a Ciência da Informação. Temática, n. 07.
Libâneo, J. C. (2013). Didática. São Paulo: Cortez.
Lima, F. J.; Lima, I, B. (2013). O estágio supervisionado como espaço construtor de caminhos para o exercício da docência em matemática. Revista Conexões IFCEv.7,nov.
Maziero, A. R. Carvalho, D. G. (2012). A contribuição do supervisor de estágio na formação dos estagiários. Acta Scientiae, v. 14 n.1 p.63-75.
Pimenta, S. G.; Lima, M. S. L. (2012). Estágio e docência. Cortez. São Paulo.
Pirola, N. A. Proença, M. C. (2014). A resolução de problemas no contexto do estágio curricular supervisionado: dificuldades e limites de licenciados em matemática. Revemat, v.9, n. 1, p. 119-138.
Proença, M. C. (2012). Licenciando em matemática na regência de aula: análise de saberes docentes a partir da avaliação de professores tutores. Educ. Matem. v.14, n.1, pp.85-103.
Quadros, V. C. Kohann, M. E. R. (2018). Contribuições do estágio curricular supervisionado da licenciatura em matemática no processo de construção dos saberes docentes dos estagiários. Revista de Ensino de Ciências e Matematizav. 9, n.3, p. 106-122.
Sá-Silva, J. R.; Almeida, C. D.; Guindani, J. F.(2009). Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, n. 1.
Scalabrin, I. C. Molinari, A. M. C.(2013). A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista Científica – UNAR.
Silva. P. A; Lima. F, J. Interlocuções formativas no contexto da licenciatura em matemática: reflexões sobre os componentes curriculares para a formação e o desenvolvimento profissional docente. Revista Cocar, Belém, v.14, n.30, 20 p. 1-20.
Teixeira, B. R. Cyrino, M. C. C. T. (2010). A comunicação escrita na formação inicial de professores de Matemática: potencialidades formativas da elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado. Acta Scientiae, v. 12 n.1 p.43-66.
Teixeira, B. R. Cyrino, M. C. C. T. (2013). O estágio supervisionado em cursos de licenciatura em Matemática: um panorama de pesquisas brasileiras. Educ. Matem. v.15, n.1, pp.29-49.
Tizzo, V. S. Flugg, F. C. G. Silva, H. (2015). Práticas Possíveis com a História Oral na Formação Inicial de Professores (de Matemática). Bolema, vol.29, n.53, pp.887-908.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).