Aspectos do conhecimento para ensinar Matemática a estudantes com síndrome de Down suscitados em uma comunidade de professoras
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i4p111-136Palavras-chave:
Educação Especial, Educação Matemática Inclusiva, Formação de professores, Síndrome de DownResumo
A pesquisa apresentada neste artigo teve por objetivo investigar aspectos do conhecimento para ensinar Matemática a estudantes com Síndrome de Down, suscitados em um contexto formativo de uma Comunidade de Professoras. Nesse sentido, foi assumida a perspectiva qualitativa do tipo pesquisa-intervenção. Para tal, foi constituído um grupo de sete professoras que ensinam Matemática para estudantes com Síndrome de Down, atuantes tanto em escola na modalidade de Educação Especial quanto em escola comum. O grupo relacionou-se de maneira síncrona e assíncrona, considerando que a formação ocorreu antes e depois do início da Pandemia causada pela Covid-19. Para a produção dos dados, foram utilizadas gravações em áudio, anotações da pesquisadora em diário de campo e registros de interações em um grupo de WhatsApp. As análises das informações produzidas foram orientadas por três aspectos emergentes do conjunto dos dados: a) Síndrome de Down, potencialidades e dificuldades relacionadas à Matemática; b) conhecimento do conceito (número) para o ensino e a aprendizagem de estudantes com Síndrome de Down (SD); e c) adaptação curricular e o uso de materiais multissensoriais. Como conclusão, destaca-se que ações formativas pautadas em uma Comunidade de Professores possibilitam um plano de trabalho flexível, conduzindo o professor a pensar o ensino de Matemática considerando as dificuldades, habilidades e motivações específicas do estudante com SD, com valorização das diferentes visões dos professores e da importância de compartilhar seus conhecimentos e experiências, atendendo as necessidades que emergem do grupo, articulando seus interesses e práticas.
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