Aspectos do conhecimento para ensinar Matemática a estudantes com síndrome de Down suscitados em uma comunidade de professoras

Autores

  • Neusa Eliana Wollmann Tabaka Secretaria Estadual de Educação do Paraná
  • Fábio Alexandre Borges Universidade Estadual do Paraná / Campus de Campo Mourão
  • Everton José Goldoni Estevam Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i4p111-136

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Matemática Inclusiva, Formação de professores, Síndrome de Down

Resumo

A pesquisa apresentada neste artigo teve por objetivo investigar aspectos do conhecimento para ensinar Matemática a estudantes com Síndrome de Down, suscitados em um contexto formativo de uma Comunidade de Professoras. Nesse sentido, foi assumida a perspectiva qualitativa do tipo pesquisa-intervenção. Para tal, foi constituído um grupo de sete professoras que ensinam Matemática para estudantes com Síndrome de Down, atuantes tanto em escola na modalidade de Educação Especial quanto em escola comum. O grupo relacionou-se de maneira síncrona e assíncrona, considerando que a formação ocorreu antes e depois do início da Pandemia causada pela Covid-19. Para a produção dos dados, foram utilizadas gravações em áudio, anotações da pesquisadora em diário de campo e registros de interações em um grupo de WhatsApp. As análises das informações produzidas foram orientadas por três aspectos emergentes do conjunto dos dados: a) Síndrome de Down, potencialidades e dificuldades relacionadas à Matemática; b) conhecimento do conceito (número) para o ensino e a aprendizagem de estudantes com Síndrome de Down (SD); e c) adaptação curricular e o uso de materiais multissensoriais. Como conclusão, destaca-se que ações formativas pautadas em uma Comunidade de Professores possibilitam um plano de trabalho flexível, conduzindo o professor a pensar o ensino de Matemática considerando as dificuldades, habilidades e motivações específicas do estudante com SD, com valorização das diferentes visões dos professores e da importância de compartilhar seus conhecimentos e experiências, atendendo as necessidades que emergem do grupo, articulando seus interesses e práticas.

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Biografia do Autor

Neusa Eliana Wollmann Tabaka, Secretaria Estadual de Educação do Paraná

Mestrado em Educação Matemática

Fábio Alexandre Borges, Universidade Estadual do Paraná / Campus de Campo Mourão

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (2006) e Doutorado pelo mesmo Programa (2013). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente com a temática surdez. Editor da Revista Paranaense de Educação Matemática e docente da Universidade Estadual do Paraná-Câmpus de Campo Mourão. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Educação Matemática. Membro-fundador do GT13 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática: Diferença, Inclusão e Educação Matemática.

Everton José Goldoni Estevam, Universidade Estadual do Paraná

Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática

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Publicado

2023-12-23

Como Citar

TABAKA, N. E. W. .; BORGES, F. A.; ESTEVAM, E. J. G. Aspectos do conhecimento para ensinar Matemática a estudantes com síndrome de Down suscitados em uma comunidade de professoras . Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 4, p. 111–136, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i4p111-136. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/62520. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática de pessoas historicamente marginalizadas no contexto escolar