A aula de matemática e os desafios da inclusão
o ensino de variáveis estatísticas e distribuição de frequências para um estudante cego
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i4p413-435Palavras-chave:
Aluno cego, Distância entre saberes, Transposição didática internaResumo
A Transposição Didática é o fenômeno que descreve a trajetória percorrida por um saber, desde sua criação científica, até se transformar em objeto de ensino nas escolas. O presente trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado do primeiro autor. O objetivo principal do presente artigo foi analisar os objetos matemáticos ensinados para um estudante cego, matriculado em uma sala de aula regular. Assim, buscamos evidências da Transposição Didática Interna (TDI) durante o ensino dos conceitos de variáveis estatísticas e distribuição de frequências, em uma sala de aula do 9º ano, com a inclusão de um estudante cego. Participaram desta pesquisa, o professor da turma, com licenciatura em Matemática, o estudante cego e os estudantes videntes. Constatamos que existe, lacunas no saber matemático ensinado para o aluno cego que acarretam dificuldades em sua aprendizagem, em relação aos objetos matemáticos ensinados para os alunos videntes. As formações dos professores de matemática precisam discutir os procedimentos pedagógicos que facilitam o processo de ensino-aprendizagem com estudantes cegos.
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