Amadurecendo como professor, pesquisador e colaborador com o GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i2p221-238Palavras-chave:
Curso de GeoGebra, Aprendizagem Colaborativa, Ensino de MatemáticaResumo
Neste texto, relato minha trajetória como professor, pesquisador e formador de professores, tendo como pano de fundo, minhas perspectivas como usuário do GeoGebra e membro de uma comunidade que busca aprender colaborativamente. Meu principal objetivo é compartilhar experiências e diferentes produções acadêmicas, incentivando professores de matemática a procurar maior envolvimento com o GeoGebra e formações continuadas similares ao Curso de GeoGebra.
Downloads
Metrics
Referências
DANTAS, S. C. Uma perspectiva para design e construção de videoaulas. In: XIII Encontro Paranaense de Educação Matemática (EPREM), 2015, Ponta Grossa. XIII Encontro Paranaense de Educação Matemática (anais), 2015.
DANTAS, S. C. FERREIRA, G. F. PAULO, J. P. A. Uma noção de interação colaborativa elabora à luz do Modelo dos Campos Semânticos e da Teoria da Atividade. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, Pr. v.5, n.8, p.213-236, jan.-jun. 2016.
GONÇALVES, W. V. [UNESP]. O transitar entre a Matemática do Matemático, a Matemática da Escola e a Matemática do GeoGebra: Um estudo de como professores de Matemática lidam com as possibilidades e limitações do GeoGebra, 2016. 240 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Universidade Estadual Paulista (UNESP). 2016.
GRAVINA, M. A. Os ambientes de geometria dinâmica e o pensamento hipotético-dedutivo. 2001. 255f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.
LÉVY, P. Cibercultura. 1ª ed. São Paulo: Ed. 34, 1999.
LINS, R. C. Matemática, monstros, significados e educação matemática. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. D. C. Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004. Cap. 5, p. 92-120.
LINS, R. C. The production of meaning for Algebra: a perspective based on a Theoreticall Model of Semantic Fields. In: SUTHERLAND, R. et al. Perspectives on School Algebra. Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 2001. p. 37-60.
LINS, R. C. O modelo dos campos semânticos: Estabelecimentos e notas de teorizações. In. ANGELO, C. L. et al. (Orgs). Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história. São Paulo: Midiograf, 2012. p. 11-30.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.