Conhecimentos de graduandos para o ensino de matemática: experiências e possibilidades de integração na formação inicial<br>Knowledge of undergraduates for mathematics teaching: experiences and integration possibilities in the initial formation

Autores

  • Neusa Maria Marques de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Anelisa Kisielewski Esteves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Rúbia Grasiela da Silva Mestre em Educação Matemática/UFMS. Professora da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS.

Palavras-chave:

Conhecimento de Professores, Formação Inicial, Grandezas e Medidas.

Resumo

São apresentados neste artigo resultados de uma pesquisa de mestrado, de cunho qualitativo, que investigou conhecimentos de formandos em Pedagogia e Matemática, para o ensino de Grandezas e Medidas. Evidências foram levantadas em encontros com graduandos desses dois cursos, em que ocorreram possibilidades de partilha de experiências no preparo de aulas, de ementas de disciplinas e de entrevistas. Com base nos conhecimentos necessários ao professor para o ensino, concluiu-se que as situações de trocas provocaram a ruptura de estereótipos para que os sujeitos se conscientizassem da necessidade de apropriação, tanto de conhecimentos pedagógicos como do conteúdo específico, como condição para ensinarem. A integração curricular desses cursos revelou-se como possibilidade de avanço para formação inicial.

 

Abstract

This article shows the results of a qualitative research that investigated the potential of curriculum integration and possibilities of exchange of knowledge between pedagogy degree and mathematics degree students. The data were obtained in meetings for preparation and analysis of course syllabus and classes about largeness and measurements, and interviews with undergraduate students of both couses. The situation of exchange provoked in the individuals the rupture of stereotypes and the consciousness about the necessity to own not only the pedagogical knowledge, but also the specific mathematical matter, which is pointed by Shulman as a necessary condition for allowing the professors to teach. In conclusion, the curriculum integration between pedagogy degree and mathematics degree revealed the possibility for advancing the initial learning of professors that teach Mathematics.


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Biografia do Autor

Neusa Maria Marques de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciada em Matemática pela UNESP/Pres.Prudente-SP; Mestre em Educação pela UNESP/Marília-SP; Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP, Docente do Departamento de Educação da UFMS/Campus de Três Lagoas-MS e professora permanente nos Programas de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e em Educação Matemática (Mestrado) da UFMS/Campo Grande-MS.

Anelisa Kisielewski Esteves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutoranda em Educação/UFMS e Professora da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS.

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Publicado

2014-05-03

Como Citar

SOUZA, N. M. M. de; ESTEVES, A. K.; SILVA, R. G. da. Conhecimentos de graduandos para o ensino de matemática: experiências e possibilidades de integração na formação inicial&lt;br&gt;Knowledge of undergraduates for mathematics teaching: experiences and integration possibilities in the initial formation. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 16, n. 1, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/16166. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Seção

Artigos