A metodologia do percurso de estudo e pesquisa adaptada à formação inicial e continuada de professores de matemática<br>Methodology of the study and research performance adapted to initial and continued training of mathematics teachers
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i1p448-470Palavras-chave:
Teoria Antropológica do Didático, Percurso de Estudo e Pesquisa, Dispositivos DidáticosResumo
Neste artigo objetivamos explicitar alguns aspectos metodológicos das noções originais do Percurso de Estudo e Pesquisa (parcours d’étude et de recherche, em francês), que os dois primeiros autores adaptaram como parte da metodologia de suas pesquisas de teses doutorais. As discussões teóricas são as que constam nos textos originais, na Língua Francesa, dos quais traduzimos alguns trechos. As noções teóricas dos dispositivos didáticos de Trabalho Pessoais orientados, Atividades de Estudo e Pesquisa e Percurso de Estudo e Pesquisa norteiam o corpo textual das duas sessões do artigo. Na segunda sessão expomos as adaptações metodológicas do PER, que conduziram as pesquisas doutorais dos dois primeiros autores. As conclusões indicam que a metodologia do PER, com as devidas adaptações, possibilita um processo de formação inicial e continuada de professores de matemática intermediado pela pedagogia do questionamento, conforme prever esse dispositivo didático e metodológico.
In this article we aim to explain some methodological aspects of the original notions of the Study and Research Path (PER), which the first two authors adapted as part of their thesis research methodology. The theoretical discussions are those that appear in the original texts, in the French language, of which we translate some sections. The theoretical notions of didactic devices of Guided Personal Work, Study and Research Activities and Study and Research Path guide the textual body of the article. we present the methodological adaptations of the PER that led the researches of the two doctoral theses. The conclusions indicated that the methodology of the PER, with the appropriate adaptations, allows an initial and continuous formation process of teachers of mathematics intermediated by the pedagogy of questioning, as predicted by this didactic and methodological device.
Metrics
Referências
ALMOULOUD, S. Ag. Fundamentos da Didática da Matemática. Curitiba: Editora da UFPR, 2007.
ALMOULOUD, S. Ag; SILVA, M. J. F. Engenharia didática: evolução e diversidade. In: Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 07, n. 2, p. 22-52, 2012. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat> Acesso em: 24 jun. 2013.
ANDRADE, R. C. D. A noção de Tarefa Fundamental como Dispositivo Didático para um Percurso de Formação de Professores: o caso da geometria. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas). Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica. Belém, 2012.
ANDRAL, Luc et al. Mathematiques et TPE : un enjeu importante. In: Repères – IREM, n. 52, 2003. Disponível em:< http://www.univ-irem.fr/spip.php?rubrique24>. Acesso em: Acesso em: 26 out. 2014.
BARACHET, F.; DEMICHEL, Y.; NOIRFALISE, R. Activites D'etude et de Recherche (AER) pour Dynamiser L'etude de la Geometrie dans L'espace en Classe de Seconde. In: Petit x, n. 75, p. 34-49, 2007. Disponivel em:< http://www-irem.ujf-grenoble.fr/spip/spip.php?rubrique12> Acesso em: 26 out. 2014.
BON, C. F., PEREIRA, A., CASAS, J. M.. Diseño de un REI para la docencia práctica de matemáticas en una escuela de Ingeniería. Actas 17 Congreso Universitario de Innovación Educativa en las Enseñanzas Técnicas, CUIEET. 2009.
CHEVALLARD, Y. El análisis de las prácticas docentes en la teoria antropológica de lo didáctico. Recherches en Didactiques des Mathématiques, v. 19, n. 2, p. 221-266, 1999. Traducción de Ricardo Campos. Departamento de Didáctica de las Matemáticas. Universidad de Sevilla. Com la colaboración de Teresa Fernández García, Catedrática de Francés, IES Martinéz Montañes, Sevilla. Disponível em: < http://www.aloj.us.es/rbarroso/Pruebas/CHEVALLARD.PDF>. Acesso em: 18 abr. 2012.
_____________. Les TPE comme problème didactique. 2001. Disponível em: < http://yves.chevallard.free.fr/ >. Acesso em: 26 out. 2014.
_____________. Symposium: “Didactique de l’enquête codisciplinaire et des parcours d’étude et de recherche. In: Colloque international “Efficacité et Équité en Éducation”. 2008. Disponível em: <http://ent.bretagne.iufm.fr/efficacite_et_equite_en_education/programme/symposium_chevallard.pdf >. Acesso em: 14 set. 2012.
_____________. La notion de PER : problèmes et avancées. 2009a. Disponível em: < http://yves.chevallard.free.fr/ >. Acesso em: 24 jun. 2013.
_____________. Remarques sur la notion d’infrastructure didactique et sur le rôle des PER. 2009b. Disponível em: < http://yves.chevallard.free.fr/ >. Acesso em: 24 jun. 2013.
_____________. La TAD face au professeur de mathématiques. 2009c. Disponível em: <http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=162>. Acesso em: 24 abr. 2011.
______________. À propos des PER. In: Journal du Seminaire TAD/IDD – 1; pp. 7-23, 2009d. Disponível em: <http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/journal-tad-idd-2009-20010-1.pdf>. Acesso em: Acesso em: 27 mar. 2016.
______________. « Le fait de la recherche ». In: Journal du Seminaire TAD/IDD – 3; pp. 1-8, 2009e. Disponível em: <http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/journal-tad-idd-2009-2010-3.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2016.
___________. Introduction à la théorie anthropologique du didactique / Introdução à teoria antropológica do didático. Slides bilíngue: Francês/ português.2011. Disponível em: <http://yves.chevallard.free.fr/>. Acesso em: 24 jun. 2013
FARRAS, B. B.; BOSCH, M.; GASCÓN, J. Las tres dimensiones del problema didáctico de la modelización matemática. In: Educação. Matemática Pesquisa, São Paulo, v.15, n.1, pp.1-28, 2013. Disponível em : < http://revistas.pucsp.br/emp> . Acesso em : 21 jun. 2014.
FONSECA, C. et al. Diseño de un Recorrido de Estudio e Investigación en los Problemas de Modelización. 2009. Disponível em: <http://www.seiem.es/publicaciones/archivospublicaciones/comunicacionesgrupos/GruposXIII/DidMatDisCientifica/Fonseca_Casas_Bosch_Gascon_R.pdf >. Acesso em: 24 jun. 2013.
FORTIN, C. Travaux Personnels Enquadrés ou L’effet Causal de L’interdisciplinarité. In: Aster - Recherches en didactiques des sciences et des technologies, n. 39, 2004. Disponível em: < http://ife.ens-lyon.fr/edition-electronique/archives/aster/web/fascicule.php?num_fas=457>. Acesso em: 26 out. 2014.
PEREIRA, J. C. S. Análise Praxeológica de Conexões entre Aritmética e Álgebra no Contexto do Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Belém, 2012.
LLANOS, V. C.; OTERO, M. R.; GAZZOLA, M. P. Parcours d’étude et de recherche dans l’école secondaire : une étude longitudinale. 2013. Disponível em: <http://www.researchgate.net/publication/236004532_Parcours _dtude_et_de_recherche_dans_lcole_secondaire__une_tude_longitudinale >. Acesso em: 26 out. 2014.
SILVA, R., NUNES, J. M. V., GUERRA, R. B. G. Relação entre tempo didático e currículo em um ambiente multisseriado. Perspectivas da Educação Matemática. 2016. Disponível em: http://200.129.202.50/ojs/index.php/pedmat/article/viewFile/1561/2247>. Acesso em 09 jan, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).