Mobilização de saberes no processo formativo de professoras dos anos iniciais<br>Mobilization of knowledge in the formative process of teachers of the initial years

Autores

  • Debora Cabral Lima Rede municipal de ensino do Município de São José da Vitória - Bahia
  • Maria Elizabete Souza Couto Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p111-135

Palavras-chave:

Formação continuada, Mobilização de saberes, Estruturas Multiplicativas.

Resumo

Este artigo objetiva compreender os saberes mobilizados no processo formativo de professoras que ensinam as Estruturas Multiplicativas nos anos iniciais. Uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada em uma escola pública, com uma professora que lecionava no 5º ano do Ensino Fundamental. A formação foi organizada em encontros presencial, virtual e atividade de prática pedagógica. Os encontros presenciais foram organizados com elaboração, discussão e planejamento de situações-problema a ser desenvolvida na atividade de prática pedagógica. Um modelo de formação que valorizou a mobilização e reflexão sobre a prática do professor, do pesquisador e dos colegas, proporcionando um novo olhar para o ensino das Estruturas Multiplicativas.

This paper aim understand knowledge mobilized in the training process of the teachers who teach the Multiplicative Structures in the early years. The qualitative research conducted in a public school, with one teacher who taught in the 5th year of elementary school. The training was organized in classroom, virtual and pedagogical practice activity meetings. The meetings were organized with the preparation, discussion and planning of problem situations for teaching practice. A formation model apreciated of mobilization and reflection about the practice of the teacher, researcher and the practice of colleagues, providing a new look for the teaching of Multiplicative Structures.

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Biografia do Autor

Debora Cabral Lima, Rede municipal de ensino do Município de São José da Vitória - Bahia

Professora de Matemática da rede municipal de ensino do Município de São José da Vitória - Bahia. Mestre em Educação Matemática (PPGEM) na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Maria Elizabete Souza Couto, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Professora do Departamento de Ciências da Educação/DCIE na Universidade Estadual de Santa Cruz/ UESC - Ilhéus-Bahia. Atua, no ensino, pesquise e estensão, com formação de professores, tecnologias educaciocnais e processo ensino e aprendizagem.

Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Professora do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas /DCET na Universidade Estadual de Santa Cruz/ UESC - Ilhéus-Bahia. Atua, no ensino,´pesquise e estensão, com desenvolvimento profissinal dos professores e ensino de Matemática.

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Publicado

2019-04-29

Como Citar

LIMA, D. C.; COUTO, M. E. S.; SANTANA, E. R. dos S. Mobilização de saberes no processo formativo de professoras dos anos iniciais&lt;br&gt;Mobilization of knowledge in the formative process of teachers of the initial years. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 21, n. 1, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i1p111-135. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/37083. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos