Resolução de problemas na formação continuada e em aulas de matemática nos anos iniciais: saberes e aprendizagens docentes<br>Problems resolution in the continuing education and math classes in the early years: knowledge and learning teachers

Autores

  • Sandra Alves de Oliveira Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus XII – Guanambi-BA
  • Cármen Lúcia Brancaglion Passos Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSCar

Palavras-chave:

resolução de problemas, saberes e aprendizagens da prática docente, formação matemática

Resumo

Neste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa de natureza descritiva e interpretativa que analisou saberes e aprendizagens presentes no processo de formação continuada de um grupo de 16 professores dos anos iniciais, participantes de uma atividade de extensão durante o primeiro semestre de 2011 que estudaram e utilizaram a metodologia da resolução de problemas nas aulas de matemática. As atividades desenvolvidas e criadas na formação continuada contribuíram para que os professores participantes utilizassem, com mais propriedade, em suas aulas a metodologia da resolução de problemas na perspectiva apontada por Van de Walle, Onuchic, Vila e Callejo. Nesse contexto, a formação continuada foi importante porque valorizou os saberes e as aprendizagens docentes e possibilitou aos professores apropriarem-se dos conhecimentos teóricos e práticos para o desenvolvimento dessa metodologia. Esses conhecimentos contribuíram para que os professores participantes implementassem práticas mais significativas em suas aulas.In this work, we present the results of a descriptive and interpretative research that analyzed knowledge and learning present in the process of continuous formation of a group of 16 teachers in the early years, participants of an extension activity during the first half of 2011 that studied and used the methodology of problem solving in mathematics classes. The activities developed and created in the continuing education contributed to the participating teachers touse, more properly, in their classes the methodology of solving problems in the perspective pointed by Van de Walle , Onuchic, Vila and Callejo. In this context, the continuing education was important because it valued the knowledge and the teaching learning and enabled teachers to take ownership of the theoretical and practical knowledge for the development of this methodology. This knowledge contributed to the participating teachers to implement most significant practices in their classes.

Metrics

PDF views
6,121
Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026372
|

Biografia do Autor

Sandra Alves de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus XII – Guanambi-BA

Cármen Lúcia Brancaglion Passos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSCar

Downloads

Publicado

2013-12-27

Como Citar

DE OLIVEIRA, S. A.; PASSOS, C. L. B. Resolução de problemas na formação continuada e em aulas de matemática nos anos iniciais: saberes e aprendizagens docentes&lt;br&gt;Problems resolution in the continuing education and math classes in the early years: knowledge and learning teachers. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 873–893, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/17751. Acesso em: 1 mar. 2025.