O procedimento informático de interpretação global no esboço de curvas no ensino universitário.
Palavras-chave:
Esboço de curvas. Registros de representação semiótica. Procedimento informático de conversão. Interpretação de curvas. Ensino universitário.Resumo
Resumo Duval assinala a importância, para a aprendizagem matemática no esboço de curvas, o procedimento que promove a interpretação global de propriedades figurais. Assinala ainda que a conversão entre as formas gráfica e simbólica da função deve ser efetuada nos dois sentidos. Para a maioria das funções que são tratadas no ensino universitário, a conversão nos dois sentidos se torna impraticável. Para essas funções, discutiremos neste trabalho um procedimento informático de conversão que se aproxima daquele preconizado por Duval. Palavras chave: Esboço de curvas. Registros de representação semiótica. Procedimento informático de conversão. Interpretação de curvas. Ensino universitário. Abstract Duval points out the relevance, for mathematical learning of curve sketching, of the procedure that promotes global interpretation of figure properties. He also points out that the conversion between graphical and symbolic forms of functions must be made in both directions. For most functions that are treated in higher education, the conversion in two directions turns to be impractical. For those functions we discuss an informatics conversion procedure that approaches the one proposed by Duval. Keywords: Curve sketching. Registers of semiotic representation. Interpretation of curves. Higher education.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2011-02-11
Como Citar
MORETTI, M. T.; LUIZ, L. dos S. O procedimento informático de interpretação global no esboço de curvas no ensino universitário. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 12, n. 3, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4748. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).