A relação com o saber matemático de alunos ingressantes na universidade <br> The relationship with mathematical knowledge of the students entering at university
Palavras-chave:
relação com o saber, matemática no ensino superior, reprovação escolar.Resumo
Esse trabalho investiga as relações com o saber através de questionários, entrevistas, testes e acompanhamento de aulas, estabelecidas por alunos ingressantes na universidade, e propõe um quadro com subdivisões voltadas especificamente para o conhecimento matemático, nas três dimensões elaboradas por Bernard Charlot. As relações do tipo objetivação-denominação foram predominantes nas manifestações dos alunos pesquisados, com sinais de aceitação simples e muito pouco de argumentação sobre a veracidade das proposições matemáticas, o que tende a gerar uma aprendizagem superficial e ajuda a explicar a baixa aprendizagem. O quadro com as subdivisões pode ser utilizado em pesquisas sobre aprendizagem, projetos de ensino, assim como para a análise de situações de baixo índice de aprovação escolar.
This paper investigates the relations with knowledge through questionnaires, interviews, tests and follow-up lessons, established by students entering the university, and proposes a table with subdivisions geared specifically for mathematical knowledge, in the three dimensions elaborated by Bernard Charlot. The relationship of the objectification-denomination type were prevalent among the students surveyed, with simple acceptance and very little argumentation about the truth of mathematical propositions, which tends to generate superficial learning and helps to explain the low learning achievement. The table with the subdivisions can be used in research on learning, teaching projects, as well as for the analysis of low school approval rating situations.
Metrics
Referências
BALACHEFF, N. (1988) Aspects of proof in pupils' practice of school mathematics. In: Pimm D. (Ed.), Mathematics teachers and children, Hodder & Stoughton: Londres, pp.216-235.
BARUFI, M. C. B. (1999) A construção/negociação de significados no curso universitário inicial de Cálculo Diferencial e Integral. 184 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
BICALHO, M.G.P. e SOUZA, M.C.R. (2014). Relação com o saber de estudantes universitários: aprendizagens e processos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 3, p. 617-635, jul./set, 2014.
CARMO, J.R., PANTOJA, L.A., SILVA, D.A e LOPES, J.M. (2012) Identificação dos fatores que causam o baixo desempenho em cálculo 1 no curso de engenharia de alimentos da universidade federal do Pará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 30, 2012, Belém, Anais...Belém: UFPA, p. 1-12.
CHARLOT, B. (2000) Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Ed. Artmed.
______. (2006) As novas relações com o saber na universidade contemporânea. In: NASCIMENTO, J. C. do N. (org.) Ensino superior, educação escolar e práticas educativas extra-escolares. São Cristóvão: Editora da UFS. p. 11-31.
______. (2007) Relação com o saber, formação de professores e globalização. Porto alegre: Ed. Armed.
KESSLER, M.C., PAULA, C.G. e LEMOS, R.S.M. (2011) PROMA: em busca de respostas para as repetências sucessivas no cálculo diferencial. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 29, 2011, Blumenau, Anais... Blumenau: FURB, p. 1- 10.
FRANCO, M.L.P.B. (2008) Análise de conteúdo. Brasília: Liber Livro Editora.
GONÇALVES, E. M., CHUEIRI, V. M. M. e CHUEIRI, L.H.M. (2008) Análise do desempenho acadêmico dos alunos do curso de engenharia: uma comparação entre os alunos egressos das escolas pública e particular. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 36, 2008, São Paulo, Anais...São Paulo: USP, p. 1-6.
KESSLER, M.C., PAULA, C.G. e LEMOS, R.S.M. (2011). PROMA: em busca de respostas para as repetências sucessivas no cálculo diferencial. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 29, 2011, Blumenau, Anais... Blumenau: FURB, p. 1-10.
MASSON, M. A. C.; SILVA, A. H.M.; SILVA, J.V.C. e SARAIVA, S.B.C. (2008) Cálculo e trajetórias: um estudo sobre as relações entre docentes e discentes na aprendizagem de cálculo 1 e seus efeitos em trajetórias estudantis. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 36, 2008, São Paulo, Anais...São Paulo: USP, p 1-16.
NUNES, J.M.V. e ALMOULOUD, S. AG. (2013) O modelo de Toulmin e a análise da prática da argumentação em matemática. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v.15, n.2, pp. 487-512, 2013.
PAIS, L.P. (2006) Ensinar e aprender matemática. Belo Horizonte: Autêntica.
PASSOS, F. G. P. DUARTE, F.R., LEITE, A.A.M., PEREIRA, P.J., LEITE, T.N. e DONZELI, V.P. (2007) Análise dos índices de reprovações nas disciplinas cálculo 1 e geometria analítica nos cursos de engenharia da UNIVASF. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 35, 2007, Curitiba, Anais... Curitiba: UTFPR, p.1-15.
OLIVEIRA, S.A.C.K. (2009) Relação com o saber matemático de alunos em risco de fracasso escolar. 2009, 146 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, UFMG, Belo Horizonte.
PONTE, J.P. (2003) Actas do ProfMat 2003 (cd-rom, pp. 25-39). Lisboa: APM.
RODRIGUES, R.N. (2001) Relações com o saber: um estudo sobre o sentido da matemática na escola pública. 2001, 167 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, PUCSP, São Paulo.
ROSA, M.V.F.P.C. e ARNOLDI, M.A.G.C. (2008) A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismos para validação dos resultados. Belo Horizonte: Autêntica.
SILVA, A.F., PONTES, P.C., FONSECA, L.P., GOMES, M.C.M, FONSECA, M.C.P. e BARRA J., W. (2012) Avaliação da contribuição de um projeto de ensino no desempenho do aprendizado em cálculo I. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 30, 2012, Belém, Anais ...Belém, UFPA, p.1-10.
SILVA, V. A. (2008) Relação com o saber na aprendizagem de matemática: uma contribuição para reflexão didática sobre as práticas educativas. Revista Brasileira de Educação (Impresso), Rio de Janeiro, v. 13, n.37, p. 150-161. jan/abr. 2008.
SILVA, J.P. (2015) A relação com o saber: os estudantes de engenharia e a primeira disciplina de cálculo. 2015, 162 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, UFSC, Florianópolis.
SLAVIN, R.E. (1989) Students at risk of school failure: the problem and its dimensions. In: SLAVIN, R.E. KARWEIT, N.L. MADDEN, N.A. Effective programs for students at risk. Massachusetts: Library of Congress Cataloging, p.3-19.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).