Análise da dimensão ostensiva e não ostensiva em uma atividade avaliativa envolvendo a álgebra vetorial<br>Analysis of the ostensive and non-ostentatious dimension in an evaluative activity involving vector algebra

Autores

  • Jany Santos Souza Goulart Professora Assistente B da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) - BA. Doutoranda do PPGEFHC - UFBA/UEFS.
  • Luiz Márcio Santos Farias Professor Adjunto, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia-UFBA.Doutor em Didática da Matemática. Université de Montpellier II, UM2, França.Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p566-576

Palavras-chave:

Teoria Antropológica do Didático. Ostensivos e não ostensivos. Álgebra Vetorial. Avaliação.

Resumo

Este texto apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado, em andamento, que assume a Álgebra Vetorial como objeto de estudo. Tal conteúdo está inserido no corpus das ementas de componentes curriculares em que o cerne é a Geometria Analítica, presentes na organização curricular de Cursos de Licenciatura em Matemática. Tomamos com aporte teórico a Teoria Antropológica do Didático – TAD (CHEVALLARD, 1999), em que um dos pressupostos centra-se nas análises das atividades didáticas matemáticas em torno de uma modelação praxeológica composta por complexos de ostensivos e não ostensivos. Assim, o escopo deste estudo se constitui em analisar algumas tarefas contidas em avaliações que versaram sobre os vetores e ao seguir este direcionamento, admitimos como hipótese preliminar que existem relações entre os “conhecimentos inadequados” (BROUSSEAU, 2009) ou supostos erros, detectados na correção das avalições, e os recursos ostensivos utilizados nas resoluções das questões. Em termos metodológicos, esse estudo servirá para compor parte das análises prévias de uma Engenharia Didática.

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Biografia do Autor

Jany Santos Souza Goulart, Professora Assistente B da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) - BA. Doutoranda do PPGEFHC - UFBA/UEFS.

Professora Assistente B do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) - BA. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) - UEFS/ UFBA.

Luiz Márcio Santos Farias, Professor Adjunto, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia-UFBA.Doutor em Didática da Matemática. Université de Montpellier II, UM2, França.Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS.

Professor Adjunto, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia-UFBA.Doutor em Didática da Matemática. Université de Montpellier II, UM2, França.Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS.

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

GOULART, J. S. S.; FARIAS, L. M. S. Análise da dimensão ostensiva e não ostensiva em uma atividade avaliativa envolvendo a álgebra vetorial&lt;br&gt;Analysis of the ostensive and non-ostentatious dimension in an evaluative activity involving vector algebra. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 21, n. 5, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i5p566-576. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45530. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.