As três dimensões do Percurso de Estudo e Pesquisa: teórica, metodológica de pesquisa e dispositivo didático<br>The three dimensions of the Study and Research Route: theoretical, methodological research and didactic device
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p363-373Palavras-chave:
PEP. Investigação em didática. Dialéticas. PraxeologiasResumo
Este artigo, traz um recorte a respeito das dimensões teórica, investigativa e didática dos percursos de estudo e pesquisa à luz do referencial da teoria antropológica do didático. Nas discussões focamos as principais características desses percursos e destacamos suas dialéticas. Abordamos as metodologias da Engenharia Didática, Inquiry Based Learning e noções como atividade matemática, funções didáticas: cronogênese, mesogênese e topogênese, além do papel das praxeologias de ensino e investigação. Dentre os problemas teóricos discutidos destacam-se as dificuldades de implementação desses percursos nas práticas de ensino e na investigação em didática, como ir além de uma abordagem monodisciplinar da matemática para uma codisciplinar, e do monumentalismo dos saberes rumo à pedagogia do questionamento do mundo.Metrics
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