Análise de Praxeologias em Avaliação Formativa em Ambientes Virtuais na Construção delimites de uma Função Real de uma Variável Real<br>Analysis of practices in formative evaluation in virtual environments in the construction of the concept of limits of a real function of a real variable
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p374-385Palavras-chave:
Cálculo diferencial, avaliação formativa, limites.Resumo
O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa em andamento, e tem como objetivo analisar as práticas em avaliação formativa em aulas de cálculo diferencial e integral através de ambientes virtuais. Nosso foco é a incompreensão do conceito de limites, conceito este essencial para o curso de cálculo. Nossa lente teórica está alicerçada nos aportes da Teoria Antropológica do Didático; esta teoria apresenta elementos importantes para o desenvolvimento da pesquisa tais como as praxeologias, os ostensivos e não ostensivos. A nossa questão de investigação é como os estudantes reorganizarão as praxeologias relativas ao conceito de limites, numa organização didática, com a presença sistemática da avaliação formativa, tendo como suporte um ambiente virtual. Temos como hipótese que a atividade institucional somente se completa quando se dá ênfase à exploração dos momentos de trabalho da técnica e do tecnológico-teórico. A nossa abordagem metodológica está pautada na engenharia didática, que procura modelar teoricamente a investigação. E por fim, esperamos, com essa investigação, apresentar contribuições para o aprendizado de cálculo diferencial e integral bem como dialogar com pesquisas relacionadas com o tema.
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Referências
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