Análise praxeológica das práticas de resolução de equações do primeiro grau<br>Pragmatic analysis of first-degree equation resolution practices
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p412-427Palavras-chave:
Resolução de equações do primeiro grau. Modelo epistemológico de referência. Análise praxeológica.Resumo
Neste trabalho apresentamos de forma sucinta os resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objeto o estudo da resolução de equações redutíveis à equação do primeiro grau, sob a perspectiva teórico-metodológica da TAD – Teoria Antropológica do Didático. Nessa investigação engendrou-se um Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP), que nos levou ao encontro de quatro diferentes práticas de resolução de equações do primeiro grau em diferentes épocas. As análises dessas práticas foram realizadas pelo contraste com o Modelo Epistemológico de Referência (MER) adotado, construído para colocar em evidência as propriedades operatórias enquanto regras para resolver equações do primeiro grau. O MER foi construído utilizando as noções de anéis e corpos, mais especificamente, do corpo dos inteiros módulo . Resultados neste percurso nos apontam que as técnicas históricas estão mais próximas das propriedades operatórias e são preferíveis frente a algumas técnicas atuais.
Metrics
Referências
BOSCOLO, B.; CASTRUCCI, A. Curso Moderno de Matemática para o ciclo ginasial. Volume 2. Ed. FTD, São Paulo. 1970.
CHEVALLARD, Y. La notion d’ingénierie didactique, un concept à refonder. Questionnement et éléments de réponse à partir de la TAD. 2009. Disponível em: <http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/Cours_de_YC_a_l_EE_2009.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2018.
CHEVALLARD, Y. La transposión didática: del saber sabio al saber ensenado. Buenos Aires: Aique, 2005.
DANTE, L. R. Projeto Teláris: Matemática. 1 ed. São Paulo: Ática, 2012.
DATTA, Bibhutibhusan; SINGH, Avadesh Narayan. History of Hindu Mathematics a source book. Part I and II. (1935, 1938).
GARCÍA, F. J. La modelización como herramienta de articulación de la matemática escolar: de la proporcionalidad a las relaciones funcionales. Doctoral dissertation. Universidad de Jaén. 2005.
MONTEIRO, Luiz Henrique Jacy. Elementos de álgebra. Rio de Janeiro. Livro Técnico e Científico, 1978.
QUEYSANNE, M; DELACHET, A. A álgebra moderna. São Paulo: Difusão europeia do livro, 1964.
REYNAUD, A. A. L. Eléments d’algèbre précédés de l’introduction. Troisième edition: Paris. 1810.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).