Análise praxeológica das práticas de resolução de equações do primeiro grau<br>Pragmatic analysis of first-degree equation resolution practices

Autores

  • Maysa Leite Almeida Universidade Federal do Pará
  • Renato Borges Guerra Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p412-427

Palavras-chave:

Resolução de equações do primeiro grau. Modelo epistemológico de referência. Análise praxeológica.

Resumo

Neste trabalho apresentamos de forma sucinta os resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objeto o estudo da resolução de equações redutíveis à equação do primeiro grau, sob a perspectiva teórico-metodológica da TAD – Teoria Antropológica do Didático. Nessa investigação engendrou-se um  Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP), que nos levou ao encontro de quatro diferentes práticas de resolução de equações do primeiro grau em diferentes épocas. As análises dessas práticas foram realizadas pelo contraste com o Modelo Epistemológico de Referência (MER) adotado, construído para colocar em evidência as propriedades operatórias enquanto regras para resolver equações do primeiro grau. O MER foi construído utilizando as noções de anéis e corpos, mais especificamente, do corpo dos inteiros módulo . Resultados neste percurso nos apontam que as técnicas históricas estão mais próximas das propriedades operatórias e são preferíveis frente a algumas técnicas atuais.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BOSCOLO, B.; CASTRUCCI, A. Curso Moderno de Matemática para o ciclo ginasial. Volume 2. Ed. FTD, São Paulo. 1970.

CHEVALLARD, Y. La notion d’ingénierie didactique, un concept à refonder. Questionnement et éléments de réponse à partir de la TAD. 2009. Disponível em: <http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/Cours_de_YC_a_l_EE_2009.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2018.

CHEVALLARD, Y. La transposión didática: del saber sabio al saber ensenado. Buenos Aires: Aique, 2005.

DANTE, L. R. Projeto Teláris: Matemática. 1 ed. São Paulo: Ática, 2012.

DATTA, Bibhutibhusan; SINGH, Avadesh Narayan. History of Hindu Mathematics a source book. Part I and II. (1935, 1938).

GARCÍA, F. J. La modelización como herramienta de articulación de la matemática escolar: de la proporcionalidad a las relaciones funcionales. Doctoral dissertation. Universidad de Jaén. 2005.

MONTEIRO, Luiz Henrique Jacy. Elementos de álgebra. Rio de Janeiro. Livro Técnico e Científico, 1978.

QUEYSANNE, M; DELACHET, A. A álgebra moderna. São Paulo: Difusão europeia do livro, 1964.

REYNAUD, A. A. L. Eléments d’algèbre précédés de l’introduction. Troisième edition: Paris. 1810.

Downloads

Publicado

2019-11-06

Como Citar

ALMEIDA, M. L.; GUERRA, R. B. Análise praxeológica das práticas de resolução de equações do primeiro grau&lt;br&gt;Pragmatic analysis of first-degree equation resolution practices. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 21, n. 5, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i5p412-427. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45624. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.