SABERES SOBRE A DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA.

Autores

  • Viviane Rocha Costa Cardim UFS
  • Regina Célia Grando UFS

Palavras-chave:

Formação de professores de matemática, espaços de formação, saberes sobre a docência.

Resumo

Resumo Nesta pesquisa investigou-se a produção de saberes sobre a docência no ensino de geometria por licenciandas em matemática, em alguns espaços formativos no interior da universidade. Nesse texto, focamos a categoria de análise: Faces do processo de aprendizagem docente: “Procuro aprender como aluna [...] e procuro ter a visão de professora”, com o objetivo de analisar em que medida as dinâmicas adotadas nos diferentes espaços formativos propiciaram às alunas a produção/mobilização de saberes sobre a docência. Constatou-se que a convivência de futuros professores com professores em exercício possibilitou um processo de autocrítica no contexto da formação inicial docente, em que a intersticial idade promovida pelas dinâmicas dos espaços promoveram a (re) significação de conceitos e práticas. Abstract We investigated the production of knowledge about teaching in the teaching of geometry for undergraduates in mathematics, in some training areas within the university. In this text, we focus on the analysis category: Faces of the learning process of teachers: "I try to learn as a student [...] and try to have a vision of teacher" in order to examine to what extent the dynamics adopted in different spaces training the students brought about the production / mobilization of knowledge about teaching. It was found that the coexistence of future teachers with teachers who work enabled a process of self-criticism in the context of initial teacher training promoted by the dynamics of space promoted the (re) meaning of concepts and practices.

Metrics

PDF views
945
Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202693
|

Downloads

Publicado

2011-05-10

Como Citar

CARDIM, V. R. C.; GRANDO, R. C. SABERES SOBRE A DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 13, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4990. Acesso em: 6 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos