Trabalho encomendado do GT19 da ANPEd (2002-2023)
modelos, temáticas e contribuições para a educação matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i4p047-073Palavras-chave:
Educação Matemática, Formação de professores, Campo de pesquisa, Diferentes níveis de ensinoResumo
Este artigo integra o dossiê em comemoração aos 25 anos de história do GT19 – Educação Matemática da ANPEd. O objetivo é descrever, analisar e discutir os modelos de proposição dos trabalhos encomendados do GT19 – Educação Matemática, as temáticas abordadas, os pesquisadores responsáveis, a consolidação do campo da Educação Matemática em âmbito nacional e o diálogo com as produções internacionais dos trabalhos produzidos entre 2002 e 2023. Ao longo dessas duas décadas, o GT19 tem sido um espaço fundamental para a discussão e o avanço das investigações na área. Nesse período, ocorreram debates sobre pesquisas em Educação Matemática, formação de professores e desenvolvimento profissional, currículo, políticas públicas e ensino de Matemática, além da Educação Matemática em diferentes etapas da Educação Básica. Assim, este estudo pretende não apenas mapear as principais tendências temáticas que permearam os trabalhos encomendados, mas também refletir sobre desafios e perspectivas para o futuro da Educação Matemática no Brasil.
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