Trabalho encomendado do GT19 da ANPEd (2002-2023)

modelos, temáticas e contribuições para a educação matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i4p047-073

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação de professores, Campo de pesquisa, Diferentes níveis de ensino

Resumo

Este artigo integra o dossiê em comemoração aos 25 anos de história do GT19 – Educação Matemática da ANPEd. O objetivo é descrever, analisar e discutir os modelos de proposição dos trabalhos encomendados do GT19 – Educação Matemática, as temáticas abordadas, os pesquisadores responsáveis, a consolidação do campo da Educação Matemática em âmbito nacional e o diálogo com as produções internacionais dos trabalhos produzidos entre 2002 e 2023. Ao longo dessas duas décadas, o GT19 tem sido um espaço fundamental para a discussão e o avanço das investigações na área. Nesse período, ocorreram debates sobre pesquisas em Educação Matemática, formação de professores e desenvolvimento profissional, currículo, políticas públicas e ensino de Matemática, além da Educação Matemática em diferentes etapas da Educação Básica. Assim, este estudo pretende não apenas mapear as principais tendências temáticas que permearam os trabalhos encomendados, mas também refletir sobre desafios e perspectivas para o futuro da Educação Matemática no Brasil.

Biografia do Autor

Regina Célia Grando, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorado em Educação

Andreia Maria Pereira de Oliveira, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências

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Publicado

2025-09-28

Como Citar

Grando, R. C., & Oliveira, A. M. P. de. (2025). Trabalho encomendado do GT19 da ANPEd (2002-2023): modelos, temáticas e contribuições para a educação matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 27(4), 047–073. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i4p047-073

Edição

Seção

Número especial 25 anos do GT-19 da ANPEd