O programa residência pedagógica no contexto pandêmico
as experiências dos residentes do subprojeto de Matemática da Universidade Federal de Alfenas
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p202-228Palavras-chave:
Programa Residência Pedagógica, Subprojeto Matemática, Formação de Professores, PandemiaResumo
Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise das experiências vivenciadas pelos residentes do subprojeto de matemática, no desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica, da Universidade Federal de Alfenas, em 2020 e 2021, durante a pandemia. Para tanto, o estudo contou com a participação de 11 residentes do subprojeto, sendo a coleta de dados realizada a partir de um questionário online e a realização de um grupo focal, via plataforma Google Meet. Os dados foram analisados com base nos pressupostos teóricos do modelo dos campos semânticos. Os principais resultados indicam que, apesar da experiência da docência on-line ter contribuído para uma aproximação e utilização das ferramentas tecnológicas como alternativa no contexto da pandemia, ela demonstrou que para o trabalho docente remoto não basta uma (re)adaptação metodológica do presencial para o ambiente virtual. O estudo também mostrou que a ausência de contato com os(as) estudantes da educação básica e com a complexidade do cotidiano escolar se apresenta como limitação na formação inicial de professores(as), evidenciando a necessidade da relação dialógica pessoal e presencial de professores(as) e estudantes para a concretização do processo de ensino e de aprendizagem e para a formação profissional docente.
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