O programa residência pedagógica no contexto pandêmico

as experiências dos residentes do subprojeto de Matemática da Universidade Federal de Alfenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p202-228

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica, Subprojeto Matemática, Formação de Professores, Pandemia

Resumo

Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise das experiências vivenciadas pelos residentes do subprojeto de matemática, no desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica, da Universidade Federal de Alfenas, em 2020 e 2021, durante a pandemia. Para tanto, o estudo contou com a participação de 11 residentes do subprojeto, sendo a coleta de dados realizada a partir de um questionário online e a realização de um grupo focal, via plataforma Google Meet. Os dados foram analisados com base nos pressupostos teóricos do modelo dos campos semânticos. Os principais resultados indicam que, apesar da experiência da docência on-line ter contribuído para uma aproximação e utilização das ferramentas tecnológicas como alternativa no contexto da pandemia, ela demonstrou que para o trabalho docente remoto não basta uma (re)adaptação metodológica do presencial para o ambiente virtual. O estudo também mostrou que a ausência de contato com os(as) estudantes da educação básica e com a complexidade do cotidiano escolar se apresenta como limitação na formação inicial de professores(as), evidenciando a necessidade da relação dialógica pessoal e presencial de professores(as) e estudantes para a concretização do processo de ensino e de aprendizagem e para a formação profissional docente.

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Biografia do Autor

Rejane Siqueira Julio, Universidade Federal de Alfenas

Professora do Instituto de Ciências Exatas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas. Doutora em Educação pela Unicamp. Mestre em Educação Matemática pela Unesp-Rio Claro.

Helena Maria dos Santos Felício, Universidade Federal de Alfenas

Professora Associada da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UNIFAL-MG) na linha de "Cultura, práticas e processos educacionais", além de lecionar e pesquisar nos cursos de licenciaturas. Desenvolve atividades de ensino, investigação e extensão na área de Desenvolvimento Curricular e Formação de Professores. Desenvolveu no ano letivo 2013-2014 estudos de pós-doutoramento no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal). Possui Doutorado (2008) e Mestrado (2004) em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É graduada em Pedagogia (1999) pela Universidade do Vale do Paraíba Professora. É pesquisadora nos grupos "Contextos Educacionais e Produção do Conhecimento", na UNIFAL-MG, "Currículo: Questões Atuais", na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e no Centro de Investigação em Estudos da Criança, na Universidade do Minho.

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Publicado

2022-12-26

Edição

Seção

Número Temático: Formação de Professores de Matemática na interface com o Programa Residência Pedagógica 2022