Construindo novas compreensões sobre o ensino de matemática com o programa residência pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p540-563Palavras-chave:
Ambientes de Aprendizagem, Matemática, EnsinoResumo
O texto apresenta os principais resultados alcançados por um estudo que teve como objetivo analisar como os ambientes de aprendizagem mobilizados por um professor ao ministrar aulas de matemática na educação básica impactam na formação de futuros(as) professores(as). A noção de ambiente de aprendizagem é tomada da perspectiva da educação matemática crítica de Ole Skovsmose. A pesquisa não objetivou quantificar esses ambientes, sendo desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa que utilizou com estratégia de produção dos dados a observação e a análise documental dos diários reflexivos. Os dados foram categorizados a partir das aulas observadas pelos residentes durante a fase de imersão no espaço escolar do Programa Residência Pedagógica. Os resultados apontam que os ambientes mobilizados pelo professor impactam na formação dos residentes mostrando a importância: da formação contínua, do domínio do conteúdo traduzido em diferentes estratégias para ensinar, de ações educativas nas quais o estudante é o protagonista e de exercitar uma reflexão sobre a prática.
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