Saberes docentes e educação estatística: composições analíticas no ensino médio

Alessandra de Abreu Corrêa

Resumo


O presente artigo apresenta um estudo acerca dos saberes docentes mobilizados pelos professores de Matemática do Ensino Médio em suas práticas de ensino da Estatística. O objetivo foi diagnosticar e compreender como os saberes docentes são construídos na prática pedagógica do professor de Matemática do Ensino Médio. A análise dos saberes das ciências da educação emergiu das concepções docentes evidenciadas em um questionário misto, respondido por oito professores de Matemática do Ensino Médio das redes pública e privada da cidade de Canela/RS. Segundo estes sujeitos, a consideração dos saberes dos estudantes, a interligação das disciplinas escolares e o foco na resolução de problemas seriam suas principais ferramentas teóricas para ensinar Estatística no Ensino Médio.

Palavras-chave


Educação Estatística; Ensino Médio; Saberes docentes

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais



INDEXADORES DA REVISTA
     
             Anti-Plágio