Conhecimentos docentes mobilizados e reelaborados por professores de matemática na perspectiva do lesson study e das representações semióticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i2p298-328

Palavras-chave:

Conhecimento matemático, Estudos de aula, Ensino, Função

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a reelaboração dos conhecimentos matemáticos para o ensino, a partir da vivência de processo formativo baseado no Lesson Study(LS), com a contribuição da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. De natureza qualitativa e com características de investigação-ação, utilizou-se a abordagem de análise de dados de Eventos Críticos. A vivência do LS evidenciou para os professores as distintas fases de organização e efetivação de uma aula. Ressaltou ainda a importância da colaboração entre professores na construção de práticas pedagógicas eficazes. Com relação ao uso da teoria das representações semióticas, os professores que iniciaram o processo formativo distante de seus fundamentos, chegaram a perceber a necessidade de trabalhar com as distintas representações do conceito de função afim, e os desafios para a realização dos processos de conversão necessários ao efetivo domínio conceitual em matemática. Dessa forma, considera-se que a articulação entre ambas as teorias colaborou para a reelaboração dos conhecimentos matemáticos para o ensino de função.

Biografia do Autor

Mikaelle Barboza Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará /IFCE

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Ceará - UECE (núcleo Formação de Professores de Ciências e Matemática). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UECE e especialização em Ensino de Matemática. Cursou Mestrado Acadêmico em Educação (UECE) com ênfase na Formação de Professores. Atualmente é professora do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Canindé, lecionando as disciplinas de Matemática e Educação Matemática nos cursos Técnicos, Tecnológicos e graduações. É membro do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (UECE-MAES) e Grupo de Pesquisa em Matemática Pura, Aplicada e Ensino (IFCE - GPEMATE). Suas áreas de estudo são: Ensino de Matemática, formação de professores, representações semióticas, Lesson study.

Marcilia Chagas Barreto, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2002), com estágio pós-doutoral na Universidade de Quebec à Chicoutimi, em Educação Matemática(2006-2007). Mestra em Estudos Pós Graduados em Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1979). Atualmente é professora adjunto M da Universidade Estadual do Ceará, vinculada ao curso de pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Lidera o Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, aprendizagem da matemática, educação matemática, formação de professores.

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

Cardoso, M. B., & Barreto, M. C. (2025). Conhecimentos docentes mobilizados e reelaborados por professores de matemática na perspectiva do lesson study e das representações semióticas. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 27(2), 298–328. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i2p298-328

Edição

Seção

Chamada de artigos para compor o número especial: Referenciais teóricos para dis