Conhecimentos docentes mobilizados e reelaborados por professores de matemática na perspectiva do lesson study e das representações semióticas
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i2p298-328Palavras-chave:
Conhecimento matemático, Estudos de aula, Ensino, FunçãoResumo
Este estudo tem como objetivo analisar a reelaboração dos conhecimentos matemáticos para o ensino, a partir da vivência de processo formativo baseado no Lesson Study(LS), com a contribuição da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. De natureza qualitativa e com características de investigação-ação, utilizou-se a abordagem de análise de dados de Eventos Críticos. A vivência do LS evidenciou para os professores as distintas fases de organização e efetivação de uma aula. Ressaltou ainda a importância da colaboração entre professores na construção de práticas pedagógicas eficazes. Com relação ao uso da teoria das representações semióticas, os professores que iniciaram o processo formativo distante de seus fundamentos, chegaram a perceber a necessidade de trabalhar com as distintas representações do conceito de função afim, e os desafios para a realização dos processos de conversão necessários ao efetivo domínio conceitual em matemática. Dessa forma, considera-se que a articulação entre ambas as teorias colaborou para a reelaboração dos conhecimentos matemáticos para o ensino de função.
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