Sobre a matemática específica dos professores
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i2p009-033Palavras-chave:
Formação de professores, Matemática, Matemática escolar, Matemática para ensinar, Matemática no ensinoResumo
Neste ensaio teórico, exploro a especificidade da matemática dos professores, discutindo as limitações dos modelos Mathematical Knowledge for Teaching (MKT), Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge (MTSK) e Mathematics for Teaching (MfT) em capturar a natureza situada e controlada do fazer docente. Proponho a distinção entre Matemática no Ensino (MnE), que se manifesta na interação pedagógica com os estudantes, e Matemática para Ensinar (MpE), que abrange as representações da MnE. Argumento que ambas se articulam de forma recursiva. Também sustento o argumento que tanto a MpE quanto a MnE são relacionais à prática da matemática escolar, considerada como evocativa, e ao contexto pedagógico onde se realiza. Com base nessa elaboração teórica, sugiro que estudos futuros investiguem como políticas públicas, prescrições curriculares e outras dimensões sócio-institucionais dão forma à especificidade da matemática dos professores e aprofundem o entendimento sobre como a MpE e a MnE se deslocam mutuamente.
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