O ENSINO DE MATEMÁTICA NA LICENCIATURA: A DISCIPLINA TEORIA ELEMENTAR DOS NÚMEROS

Autores/as

  • Marilene Ribeiro Resende Universidade de Uberaba
  • Silvia Dias Alcântara Machado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palabras clave:

Ensino da Teoria dos Números, Formação de Professores de Matemática, Educação Algébrica

Resumen

O presente artigo apresenta resultados de uma investigação que teve como objetivo compreender a Teoria dos Números, como um saber a ensinar, voltado para a formação do professor de matemática da escola básica, buscando elementos e possibilidades para (re)significá-la no ensino da matemática. Optamos por uma abordagem qualitativa, utilizando pesquisa documental e de campo. Realizamos entrevistas semiestruturadas com sete professores e pesquisadores em Teoria dos Números ou em Educação Matemática. O estudo permitiu concluir que o ensino da Teoria Elementar dos Números deve ser mais enfatizado nos cursos de Licenciatura em Matemática, porque, ao tratar dos números inteiros, consitui-se em espaço propício para o desenvolvimento de habilidades e de ideias matemáticas relevantes.

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Biografía del autor/a

Marilene Ribeiro Resende, Universidade de Uberaba

Professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba Doutora em Educação Matemática - PUC-SP

Silvia Dias Alcântara Machado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Educação Matemática Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Publicado

2012-09-02

Cómo citar

RESENDE, M. R.; MACHADO, S. D. A. O ENSINO DE MATEMÁTICA NA LICENCIATURA: A DISCIPLINA TEORIA ELEMENTAR DOS NÚMEROS. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 257–278, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/9077. Acesso em: 24 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos