O ENSINO DE MATEMÁTICA NA LICENCIATURA: A DISCIPLINA TEORIA ELEMENTAR DOS NÚMEROS

Autores

  • Marilene Ribeiro Resende Universidade de Uberaba
  • Silvia Dias Alcântara Machado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Ensino da Teoria dos Números, Formação de Professores de Matemática, Educação Algébrica

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de uma investigação que teve como objetivo compreender a Teoria dos Números, como um saber a ensinar, voltado para a formação do professor de matemática da escola básica, buscando elementos e possibilidades para (re)significá-la no ensino da matemática. Optamos por uma abordagem qualitativa, utilizando pesquisa documental e de campo. Realizamos entrevistas semiestruturadas com sete professores e pesquisadores em Teoria dos Números ou em Educação Matemática. O estudo permitiu concluir que o ensino da Teoria Elementar dos Números deve ser mais enfatizado nos cursos de Licenciatura em Matemática, porque, ao tratar dos números inteiros, consitui-se em espaço propício para o desenvolvimento de habilidades e de ideias matemáticas relevantes.

Biografia do Autor

Marilene Ribeiro Resende, Universidade de Uberaba

Professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba Doutora em Educação Matemática - PUC-SP

Silvia Dias Alcântara Machado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Educação Matemática Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Downloads

Publicado

2012-09-02

Como Citar

Resende, M. R., & Machado, S. D. A. (2012). O ENSINO DE MATEMÁTICA NA LICENCIATURA: A DISCIPLINA TEORIA ELEMENTAR DOS NÚMEROS. Educação Matemática Pesquisa: Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 14(2), 257–278. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/9077

Edição

Seção

Artigos