O estado da arte das pesquisas em matemática financeira nos programas de mestrado e doutorado da área de ensino da Capes<br>The state of the art research in financial mathematics in masters and doctoral programs in the field of Capes teaching

Autores/as

  • Marcelo Souza Motta UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
  • Regina Laginha Barreiros Rolim INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO

Palabras clave:

Matemática Financeira, Ensino, Tecnologias Educacionais

Resumen

Este artigo pretende apresentar um panorama das pesquisas que tratam sobre o uso da matemática financeira e sua consecução com o uso de tecnologias. Para isso estabeleceu-se como parâmetro de análise os programas de mestrado e doutorado autorizados pela Capes da área Multidisciplinar/Ensino. O trabalho desenvolveu-se numa pré-análise dos 26 artigos encontrados, realizando uma leitura flutuante dos resumos. Após esta fase iniciou-se o método de categorização subdividindo-os em subfocos temáticos para posteriormente reclassificá-los em focos, dentro da perspectiva de análise de conteúdo proposta por Bardin e Franco. Como resultado do mapeamento e análise dos textos, podemos identificar a necessidade de um maior incentivo aos trabalhos relacionados com o uso da Matemática Financeira, voltando-os para o uso efetivo de metodologias para auxílio ao trabalho docente.

 

This article intends to show an overview of researches that deal with the use of financial mathematics and their implementation with the use of technologies. For this purpose, it established as an analysis parameter the master and doctorate programs authorized by the Capes´s Teaching Multidisciplinary Area. The work was undertaken over a previous analysis of 26 articles found, whose summaries were briefly read. After this phase, a classifying method has began, splitting them into thematic sub-focus to, subsequently, reclassify them in focus under contents analysis perspectives suggested by Bardin and Franco. The mapping and text analysis pointed out the need for a greater incentive to be given to papers related to the use of Mathematical Finance, putting them towards the real use of helpfully methodologies for teaching work.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Marcelo Souza Motta, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática, professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Regina Laginha Barreiros Rolim, INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática e professora do Instituto Federal de São Paulo.

Citas

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. Matemática. Brasília, 2001.

FIORENTINI, D. A Educação Matemática enquanto campo profissional de produção de saber: a trajetória brasileira. Santa Catarina: Dynamis, v. 1, p. 7-17, 1994.

FRANCO, M. L. P. B.. Análise do Conteúdo. Brasília, 2ª Ed.: Liber Livro Editora, 2005.

KILPATRICK, J. Fincando estacas: uma tentativa de demarcar a Educação Matemática como campo profissional e científico. Zitetiké. Campinas: CEMPEM – FE/UNICAMP, v.4, n.5, p.99-120, jan/jun-1996.

Publicado

2014-09-06

Cómo citar

MOTTA, M. S.; ROLIM, R. L. B. O estado da arte das pesquisas em matemática financeira nos programas de mestrado e doutorado da área de ensino da Capes&lt;br&gt;The state of the art research in financial mathematics in masters and doctoral programs in the field of Capes teaching. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 16, n. 2, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/15210. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos