A DIALÉTICA ENTRE PENSAMENTO E SIMBOLISMO ALGÉBRICOS.
Palabras clave:
pensamento algébrico, simbolismo algébrico, modelo 3UVResumen
O artigo levanta questões sobre a dialética necessária entre o pensamento e o simbolismo algébricos e evidencia a importância do tema no desenvolvimento da Álgebra escolar. É apresentado o modelo teórico sobre os três usos das variáveis, 3UV, criado pelo grupo mexicano de Sônia Ursini, seguido de exemplos pautados nessa teoria, que possibilita verificar a dialética evidenciada anteriormente, no caso do trato sintático e semântico das variáveis. Palavras-chave: pensamento algébrico; simbolismo algébrico; modelo 3UV. Abstract This paper addresses the necessary dialectic between algebraic thinking and algebraic symbolism and highlights the importance of this theme in the development of school Algebra. It describes the theoretical model of the tree uses of the variables, 3UV, devised by a Mexican group coordinated by Sonia Ursini, and follows with based examples on this, which allows this dialectic to surface during the treatment of variables. Keywords: algebraic thinking; algebraic symbolism; 3UV model.Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2010-12-09
Cómo citar
BIANCHINI, B. L.; MACHADO, S. D. de A. A DIALÉTICA ENTRE PENSAMENTO E SIMBOLISMO ALGÉBRICOS. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 12, n. 2, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4198. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).