A DIALÉTICA ENTRE PENSAMENTO E SIMBOLISMO ALGÉBRICOS.

Autores

  • Bárbara Lutaif Bianchini PUC-SP
  • Sílvia Dias de Alcântara Machado PUC-SP

Palavras-chave:

pensamento algébrico, simbolismo algébrico, modelo 3UV

Resumo

O artigo levanta questões sobre a dialética necessária entre o pensamento e o simbolismo algébricos e evidencia a importância do tema no desenvolvimento da Álgebra escolar. É apresentado o modelo teórico sobre os três usos das variáveis, 3UV, criado pelo grupo mexicano de Sônia Ursini, seguido de exemplos pautados nessa teoria, que possibilita verificar a dialética evidenciada anteriormente, no caso do trato sintático e semântico das variáveis. Palavras-chave: pensamento algébrico; simbolismo algébrico; modelo 3UV. Abstract This paper addresses the necessary dialectic between algebraic thinking and algebraic symbolism and highlights the importance of this theme in the development of school Algebra. It describes the theoretical model of the tree uses of the variables, 3UV, devised by a Mexican group coordinated by Sonia Ursini, and follows with based examples on this, which allows this dialectic to surface during the treatment of variables. Keywords: algebraic thinking; algebraic symbolism; 3UV model.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bárbara Lutaif Bianchini, PUC-SP

Departamento de Matemática da PUC-SP e Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática

Sílvia Dias de Alcântara Machado, PUC-SP

Departamento de Matemática da PUC-SP e Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática

Downloads

Publicado

2010-12-09

Como Citar

BIANCHINI, B. L.; MACHADO, S. D. de A. A DIALÉTICA ENTRE PENSAMENTO E SIMBOLISMO ALGÉBRICOS. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 12, n. 2, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4198. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos