Percepções de um grupo de professores de Matemática da Educação Básica em relação à estratégia de ensino Aplicação de Modelos <br>Perceptions of a group of teachers of Mathematics of Basic Education in relation to the teaching Application of Models

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p31-57

Mots-clés :

Modelo Matemático, Modelagem Matemática, Aplicação de Modelos.

Résumé

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo apresentar as percepções de um grupo de professores de matemática da educação básica em relação à estratégia de ensino denominada aplicação de modelos, além de destacar sua relação com a modelagem matemática no contexto educacional. Trata-se de um recorte oriundo da investigação realizada dentro de uma pesquisa de doutorado em educação em ciências e matemática. Após aplicar um questionário sobre o tema aos participantes, a análise de seus depoimentos foi feita por meio da análise textual discursiva que apontou seis modos diferentes de se perceber a aplicação de modelos, conforme as categorias emergentes de seus relatos. Adicionado a isso, constatou-se que há uma relação próxima da aplicação de modelos com a modelagem matemática, o que pode favorecer a prática da modelagem em sala de aula por professores que ainda se sentem inseguros na sua implementação.

Palavras-chave: Modelo matemático, Modelagem matemática, Aplicação de modelos.

Abstract

This article aims to present the perceptions of a group of basic education mathematics teachers regarding the teaching strategy called application of models and highlight its relationship with mathematical modelling in the educational context. This study is an excerpt of a doctoral research in science and mathematics education. After giving the participants a questionnaire on the subject, we analysed their responses based on the discursive textual analysis, which pointed out six different ways of perceiving the application of models, according to the emerging categories of their reports. We also found a close relationship between the application of models and mathematical modelling, which may favour the classroom modelling practice of the teachers, who still feel insecure about its implementation.

Keywords: Mathematical model, Mathematical modelling, Application of models.

 

Resumen

El objetivo principal de este artículo es presentar las percepciones de un grupo de maestros de matemáticas de la enseñanza básica en relación con la estrategia de enseñanza llamada aplicación de modelos, además de resaltar su relación con el modelado matemático en el contexto educativo. Este es un extracto de la investigación llevada a cabo dentro de una investigación doctoral en ciencias y educación matemática. Después de aplicar un cuestionario sobre el tema a los participantes, el análisis de sus testimonios se realizó a través del análisis textual discursivo, que señaló seis formas diferentes de percibir la aplicación de modelos, de acuerdo con las categorías que emergen de sus relatos. Sumado a esto, se encontró que existe una estrecha relación entre la aplicación de modelos y el modelo matemático, lo que puede favorecer la práctica del modelado en el aula por parte de maestros que todavía se sienten inseguros en su implementación.

Palabras clave: Modelo matemático, Modelado matemático, Aplicación de modelos.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Emerson Silva de Sousa, Universidade Federal do Oeste do Pará/docente

Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1997), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2009) e Doutorado (em andamento) em Educação em Ciências e Matemática pela PUC-RS (início em 2016). Atua como professor efetivo DE, na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Tem interesse na área de Fundamentos de Matemática, Álgebra Linear, Cálculo e suas aplicações, além da área do Ensino de Matemática, com ênfase em construção, aplicação e análise de modelos matemáticos e a Modelagem.

Isabel Cristina Machado de Lara, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/docente

Pós-Doutoramento em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS); Doutora em Educação (UFRGS); Mestrado em Educação (UFRGS); Licenciada em Matemática (UFRGS). Professora Permanente do Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDCEMPUCRS) e da Escola de Ciências da PUCRS. Coordenadora do Grupo e Estudos sobre Etnomatemática (GEPEPUCRS) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Discalculia (GEPEDPUCRS), atua nas linhas de pesquisa: Aprendizagem, ensino e formação de professores de Ciências e Matemática; Cultura, epistemologia e educação científica.

Références

Allevato, N. S. G., & Onuchic, L. R. (2014). Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que através da Resolução de Problemas? In: L. R. Onuchic, N. S. G. Allevato, F. C. H. Noguti & A. M. Justulin (orgs.), Resolução de Problemas: Teoria e Prática (pp. 35-52). Jundiaí: Paco Editorial.

Barbosa, J. C. (2007). A prática dos alunos no ambiente de Modelagem Matemática: o esboço de um framework. In: J. C. Barbosa, A. D. Caldeira & J. L. Araújo (orgs.), Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: pesquisas e práticas educacionais (pp.161-174). Recife: SBEM.

Barbosa, J. C. (2003). Modelagem Matemática e a perspectiva sociocrítica. Anais do 2º Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (pp.1-13). São Paulo: SBEM. CD-ROM.

Barbosa, J. C. (2001). Modelagem Matemática: concepções e experiências de futuros professores [Tese de Doutorado em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho].

Bassanezi, R. C. (2002). Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto.

Bassanezi, R. C. (1999). Modelagem Matemática uma disciplina emergente nos programas de formação de professores. Biomatemática, 1 (9), (pp.9-22).

Bassanezi, R. C. (2015). Modelagem Matemática: teoria e prática. São Paulo: Contexto.

Biembengut, M. S. (2014). Modelagem matemática no ensino fundamental. Blumenau: Edifurb.

Biembengut, M. S. (2016). Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Editora Livraria da Física.

Brasil (2018). Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Ministério da Educação e Cultura. Brasília, DF.

Brasil (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação e Cultura. Brasília, DF.

Brasil (2006). Orientações Curriculares do Ensino Médio (Volume 2): Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Ministério da Educação e Cultura. Brasília, DF.

Brasil (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ministério da Educação e Cultura. Brasília, DF.

Brasil (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática 3º e 4º ciclos. Ministério da Educação e Cultura. Brasília, DF.

Burak, D. (1992). Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem. [Tese de Doutorado em Educação, Universidade Estadual de Campinas].

Carreira, S. (1998). Significado e aprendizagem da Matemática: dos problemas de aplicação à produção de metáforas conceptuais. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.

D’Ambrósio, U. (2012). Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus.

Dante, L. R. (2011). Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e prática. São Paulo: Ática.

Fiorentini, D. & Lorenzato, S. (2012). Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados.

Moraes, R. & Galiazzi, M. C. (2014). Análise textual discursiva. Ijuí: Uniují.

Niss, M., Blum, W. & Galbraith, P. (2007). Introduction. In: W. Blum, P. Galbraith, H. W. Henn & M. Niss (eds.), Modelling and Applications in Mathematics Education. The 14th ICMI Study (pp.3-32). New York: Springer.

Skovsmose, O. (2000). Cenários para investigação. Boletim de Educação Matemática, 13(14), 66–91.

Soares, D. S. (2012). Uma abordagem pedagógica baseada na Análise de Modelos para alunos de Biologia: qual o papel do software? [Tese de Doutorado em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho].

Soares, D. S. & Javaroni, S. L. (2013). Análise de Modelos: possibilidades de trabalho com Modelos Matemáticos em sala de aula. In: M. C. Borba & A. Chiara (orgs.) Tecnologias Digitais e Educação Matemática (pp. 195-219). São Paulo: Editora Livraria da Física.

Téléchargements

Publiée

2021-04-11

Comment citer

SOUSA, E. S. de; LARA, I. C. M. de. Percepções de um grupo de professores de Matemática da Educação Básica em relação à estratégia de ensino Aplicação de Modelos &lt;br&gt;Perceptions of a group of teachers of Mathematics of Basic Education in relation to the teaching Application of Models. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 31–57, 2021. DOI: 10.23925/1983-3156.2021v23i1p31-57. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/46017. Acesso em: 22 nov. 2024.