Um ensaio teórico sobre literatura infantil e matemática: práticas de sala de aula<br>A theoretical essay on children's literature and mathematics: practice classrooms

Autores

  • Reginaldo Fernando Carneiro Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ana Paula Gestoso de Souza Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Literatura infantil, Ensino de matemática, Práticas de sala de aula

Resumo

Este artigo, de caráter teórico, objetiva apresentar e discutir algumas práticas de sala de aula, desenvolvidas nos anos iniciais da escolarização, em contextos que abordam a conexão entre literatura infantil e matemática como uma possibilidade para promover a compreensão dos conteúdos matemáticos. Os estudos apresentados apontaram que essa conexão pode criar um contexto significativo, ligado à narrativa, que viabiliza trabalhar com situações de ensino e aprendizagem, possibilitando aos alunos aprender e fazer matemática. Nessas práticas a intervenção docente é fundamental para orientar as maneiras de abordar os conteúdos. Além disso, a literatura não deve ser utilizada apenas como pano de fundo para atividades matemáticas – a relação entre leitor e texto possibilita a criação de pensamento e a produção de significados.

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Biografia do Autor

Reginaldo Fernando Carneiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciado em Matemática e doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professor da Faculdade de Educação da UFJF

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Publicado

2015-08-21

Como Citar

CARNEIRO, R. F.; DE SOUZA, A. P. G. Um ensaio teórico sobre literatura infantil e matemática: práticas de sala de aula&lt;br&gt;A theoretical essay on children’s literature and mathematics: practice classrooms. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 392–418, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/17171. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos