Educação Matemática Pesquisa. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática. ISSN 1983-3156

A revista Educação Matemática Pesquisa, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, de regularidade quadrimestral, tem o objetivo de constituir-se em um espaço de divulgação científica da área, em âmbito internacional. Há anos vem contribuindo com esse objetivo e, assim, conseguiu reconhecimento internacional. Sendo considerada excelente na área educacional, dissemina temas contemporâneos – presentes em chamadas de trabalhos e agendas investigativas nacionais ou internacionais recentes - além de trazer interessantes e relevantes questões novas, para o desenvolvimento da área. Entre as bases em que é indexada citamos: Portal Periódicos CAPES , EBSCO Publishing, Mathematics Education , Latindex , PKP-Public Knowledge Project , Bibliografia Brasileira de Educação (MEC-INEP) . O projeto editorial da revista prioriza artigos científicos, inéditos no Brasil, da área de Educação Matemática, particularmente os relacionados às linhas de pesquisa do Programa: A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores; História, Epistemologia e Didática da Matemática e, também, Tecnologias da Informação e Didática da Matemática.

v. 18, n. 1 (2016)

Sumário

Editorial (português - english)
Saddo Ag Almouloud

Artigos

Jogo computacional e resolução de problemas: três estudos de casos
Computer game and problem solving: three case studies
PDF
Neiva Althaus, Maria Madalena Dullius, Nelia Maria Pontes Amado
Prontidão de alunos do ensino superior para a aprendizagem de álgebra linear
Higher education students’ readiness for the learning of linear algebra
PDF
Paula Maria Barros, José António Fernandes, Cláudia Mendes Araújo
Engenharia Didática para a generalização da sequência de Fibonacci: uma experiência num curso de licenciatura
Didactical Engineering for the generalization of Fibonacci´s sequence: an experience in a graduate course
PDF
Francisco Regis Vieira Alves
Suma de los Ángulos Interiores de un Triángulo. Historia y Didáctica
Sum of the inner angles of a triangle. History and dydactics
PDF
Vicente Meavilla Seguí, Antonio Miguel Oller Marcén
Onde se localizam os pontos notáveis de um triângulo? Futuros professores de matemática interagindo no ambiente VMT com GeoGebra
Where are the notable points of a triangle located? Prospective mathematics teachers interacting within VMT with geogebra
PDF
Marcelo Almeida Bairral, Felipe de Jesus Ribeiro Marques
Ensino e aprendizagem da matemática no contexto da implementação de um novo programa: os pais contam?
Teaching and learning mathematics in the context of a new program implementation: parents count?
PDF
Luís Menezes, Floriano Viseu, Sandra Conceição
Contribuições do campo conceitual multiplicativo para a formação inicial de professores com suporte das tecnologias digitais
Conceptual field multiplicative contributions for teacher formation with initial support of digital technologies
PDF
Rodrigo Lacerda Carvalho, José Aires de Castro Filho, Dennys Leite Maia, Joserlene Lima Pinheiro
Análisis de las Actividades de Probabilidad Propuestas en Textos Escolares de Primaria
Analysis of probability activities proposed in primary school texts
PDF
Audy Salcedo, Tulio Ramírez C.
Um estudo sobre problemas de tradução relativos às propriedades de limites de função real de uma variável real
A study about translation problems concerned to the limit’s properties of a real function of one real variable
PDF
Dailson Evangelista Costa, Mônica Suelen Ferreira de Moraes, Marisa Rosâni Abreu da Silveira
A fome de aprender e ensinar: um estudo com professores de matemática em formação
Starving to teach and learn: a study of pre-service mathematics teachers
PDF
Julia Schaetzle Wrobel, Lhaylla dos Santos Crissaff
Educação matemática realística: uma abordagem para os processos de ensino e de aprendizagem
Realistic mathematics education: an approach to teaching and learning processes
PDF
Pamela Emanueli Alves Ferreira, Regina Luzia Corio de Buriasco
Um ensaio exploratório sobre o desenvolvimento profissional docente em uma perspectiva catastrófica
An exploratory essay on teacher professional development in a catastrophic perspective
PDF
Emerson Batista Gomes, Dario Fiorentini
Explorando temas de interesse no Currículo de Matemática do Ensino Médio
Exploring themes of interest in the Mathematics Curriculum of High School
PDF
Clarissa de Assis Olgin, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
A inclusão de estudantes com deficiência visual no ensino e aprendizagem de estatística: medidas de tendência central
The inclusion of students with visual impairments in the teaching and learning of statistics: measures of central tendency
PDF
Rita de Cássia Célio Pasquarelli, Ana Lucia Manrique
Constituição e trajetória do grupo de pesquisa Desenvolvimento Curricular em Matemática e Formação de Professores
Constitution and path of research group Mathematics curriculum development and teacher's training
PDF
Célia Maria Carolino Pires
Uma Discussão a Respeito da(s) Matemática(s) na Formação Inicial de Professores de Matemática
One Discussion about Mathematics on Initial Preparation of Mathematics Teacher
PDF
João Ricardo Viola Santos, Romulo Campos Lins
A escrita e o pensamento matemático no ambiente virtual utilizando a modelagem matemática: experiência de uma turma de 9ºano
Writing and mathematical thinking in virtual environment using the math modeling: experience of 9th class grade
PDF
Sandra Maria Schroetter, Nilson Sergio Stahl, Carla Sarlo Chrysostomo, Camila Ramos Duncan
Equidade e Educação Matemática
Equity and Mathematics Education
PDF
Guilherme Henrique Gomes da Silva
Modelagem matemática e tecnologias digitais: uma aprendizagem baseada na ação
Math modeling and digital technologies: a learning based in action
PDF
Rodrigo Sychocki da Silva, Dante Augusto Couto Barone, Marcus Vinicius de Azevedo Basso
Aula chat de matemática: o papel do professor nas interações síncronas com alunos do ensino médio
Mathematics' chat class: the teacher's role in synchronous interactions with high school students
PDF
Leonardo José da Silva, Odete Pacubi Baierl Teixeira
O cálculo e a escrita matemática na perspectiva da filosofia da linguagem: domínio de técnicas
The calculation and the mathematical writing from the perspective of philosophy of language: mastery of techniques
PDF
Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Paulo Vilhena da Silva
A relação com o saber matemático de alunos ingressantes na universidade
The relationship with mathematical knowledge of the students entering at university
PDF
Pedro Augusto Pereira Borges, Méricles Thadeu Moretti


ISSN: 1983-3156