Desafios e particularidades narrados pelos docentes da licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais<br>Challenges and particularities narrated by teachers of Mathematics Degree at the Federal Institute of Minas Gerais

Autores

  • Josâne Geralda Barbosa Instituto Federal de Minas Gerais - campus Ouro Preto
  • Celi Espasandin Lopes Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p477-495

Palavras-chave:

Formação inicial de professores de Matemática, narrativa de professores, licenciatura nos Institutos Federais, Instituto Federal de Minas Gerais.

Resumo

Este artigo decorre de uma pesquisa de mestrado em que se analisaram os cursos de Licenciatura em Matemática ofertados pelo Instituto Federal de Minas Gerais. A pesquisa discutiu como o IFMG tem promovido a formação de professores de Matemática, através da rememoração do processo de implantação dos cursos no IFMG; da identificação das principais dificuldades enfrentadas em cada campus para criar e manter esses cursos; e da ênfase às principais características dos cursos. Para atingir os objetivos propostos, estudaram-se os documentos que normatizam os cursos e realizaram-se entrevistas narrativas com os professores formadores que neles atuam. Evidenciam-se, na fala dos professores, algumas dificuldades e expectativas, bem como certa satisfação com os bons resultados com os egressos.

This article is the result of a master's research that analyzed the degree courses in Mathematics offered by the Federal Institute of Minas Gerais (IFMG). In the research discussed how the IFMG has promoted the training of teachers of Mathematics through the remembrance of the process of implementation of the courses in the IFMG, the identification of the main difficulties faced in each campus in the creation and maintenance of these courses and the emphasis on the main characteristics of the courses. In order to reach the proposed objectives, the documents that normalize the courses were studied and narrative interviews were carried out with the training teachers who work in them. The results indicate there are some difficulties and expectations in the teachers' speech, as well as a satisfaction in having good results with the graduates.

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Biografia do Autor

Josâne Geralda Barbosa, Instituto Federal de Minas Gerais - campus Ouro Preto

Doutoranda e mestre em Ensino de Ciências e Matemática

Centro de Educação Aberta e a Distância

Celi Espasandin Lopes, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Educação

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática 

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Publicado

2019-04-29

Edição

Seção

Artigos