Uma análise sobre a imagem da dimensão interacional da prática pedagógica representada em materiais curriculares educativos<br>An analysis about the image of interactional dimension of pedagogical practice represented in educational curriculum materials

Autores

  • Airam da Silva Prado
  • Andréia Maria Pereira de Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Jonei Cerqueira Barbosa Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Dimensão interacional, Materiais curriculares educativos, Prática Pedagógica.

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma análise dos textos de materiais curriculares educativos sobre modelagem matemática, sob as lentes da sociologia de Basil Bernstein. Foi utilizado o conceito de enquadramento, elaborado por Bernstein, para analisar as relações entres sujeitos que são representadas em textos de materiais curriculares educativos. A análise documental, numa abordagem qualitativa, foi utilizada no estudo.  Os resultados sugerem que tais materiais apresentam uma prática pedagógica na qual o controle está, por vezes, centrado no professor, enquanto que em outros momentos esse controle é compartilhado com os estudantes. Essa variação no controle na comunicação entre professores e estudantes constituiu o que nomeamos de imagens de deslocamentos.

 

In this paper, we presented an investigation about that images of pedagogical practice in mathematical modeling environment are represented in educational curriculum materials. It was used the concept of framing, elaborated by Bernstein, for analyzing the relations between subjects that are represented in texts of educational curriculum materials. The documental analysis, in a qualitative approach, was used on the study. The results suggest that such materials present a pedagogical practice which the control is, sometimes, focused on the teacher, while that in other moments this controlling is shared with the students. This variation in the control on the communication between teachers and students constituted what we named images of displacements.


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Biografia do Autor

Airam da Silva Prado

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Universidade Federal da Bahia/ Universidade Estadual de Feira de Santana

Referências

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Publicado

2014-09-06

Como Citar

PRADO, A. da S.; OLIVEIRA, A. M. P. de; BARBOSA, J. C. Uma análise sobre a imagem da dimensão interacional da prática pedagógica representada em materiais curriculares educativos&lt;br&gt;An analysis about the image of interactional dimension of pedagogical practice represented in educational curriculum materials. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 16, n. 2, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/19125. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos