Transformação de tarefas matemáticas
da formação do professor à sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i5p330-356Palavras-chave:
Tarefas matemáticas, Recontextualização, Estágio supervisionado, Formação de professoresResumo
Tarefas matemáticas são recursos de mediação para o ensino e a aprendizagem. A pesquisa objetivou identificar e descrever como tarefas matemáticas são transformadas durante a implementação no ambiente escolar. Essas transformações podem ser interpretadas por meio do conceito de recontextualização de Basil Bernstein que aborda o deslocamento e a adaptação de textos pedagógicos em diferentes contextos educacionais. Uma investigação foi realizada na implementação de tarefas por licenciandos em Matemática durante o período de regência nas aulas de turmas do Ensino Médio, no contexto de uma componente curricular de Estágio Supervisionado. Para a produção dos dados, foram empregadas a observação e a análise de documentos produzidos nas aulas, além da análise de entrevistas semiestruturadas ocorridas a posteriori. Os resultados apontaram um ambiente favorável para o desenvolvimento de novos conteúdos quando o licenciando permite maior participação dos estudantes e autoriza discussões ampliadas a contextos relacionados com a realidade deles. Os princípios da pesquisa também podem subsidiar formadores de professores corresponsáveis pelas orientações sobre a escolha e utilização de tarefas matemáticas por licenciandos, no intuito de evidenciar aspectos que interferem na implementação dessas tarefas na prática pedagógica.
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