Transformação de tarefas matemáticas

da formação do professor à sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i5p330-356

Palavras-chave:

Tarefas matemáticas, Recontextualização, Estágio supervisionado, Formação de professores

Resumo

Tarefas matemáticas são recursos de mediação para o ensino e a aprendizagem. A pesquisa objetivou identificar e descrever como tarefas matemáticas são transformadas durante a implementação no ambiente escolar.  Essas transformações podem ser interpretadas por meio do conceito de recontextualização de Basil Bernstein que aborda o deslocamento e a adaptação de textos pedagógicos em diferentes contextos educacionais. Uma investigação foi realizada na implementação de tarefas por licenciandos em Matemática durante o período de regência nas aulas de turmas do Ensino Médio, no contexto de uma componente curricular de Estágio Supervisionado. Para a produção dos dados, foram empregadas a observação e a análise de documentos produzidos nas aulas, além da análise de entrevistas semiestruturadas ocorridas a posteriori. Os resultados apontaram um ambiente favorável para o desenvolvimento de novos conteúdos quando o licenciando permite maior participação dos estudantes e autoriza discussões ampliadas a contextos relacionados com a realidade deles. Os princípios da pesquisa também podem subsidiar formadores de professores corresponsáveis pelas orientações sobre a escolha e utilização de tarefas matemáticas por licenciandos, no intuito de evidenciar aspectos que interferem na implementação dessas tarefas na prática pedagógica.

Biografia do Autor

Daniela Santa Inês Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Doutorado em Educação

Andreia Maria Pereira de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências

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Publicado

2025-11-29

Como Citar

Cunha, D. S. I., & Oliveira, A. M. P. de. (2025). Transformação de tarefas matemáticas: da formação do professor à sala de aula. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 27(5), 330–356. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i5p330-356

Edição

Seção

Número Temático: Estudos e pesquisas em Currículos e Educação Matemática