Construção de curvas parametrizadas: uma discussão sobre o uso dos softwares Geogebra e CAS Maple

Francisco Regis Vieira Alves

Resumo


Abordamos nesse escrito a discussão de um objeto matemático que se relaciona de modo intrínseco a vários problemas importantes em Matemática. Desse modo, apresentamos algumas situações envolvendo o processo de construção e análise local de curvas parametrizadas. Na execução da referida construção, elegemos definições e apontamos elementos que envolvem conhecimentos prévios dos alunos, os quais são adaptados ao ambiente do Cálculo a Várias Variáveis. Outrossim, com origem na exploração do software Geogebra e do CAS Maple, evidenciamos a interpretação e significação visual de conceitos avançados, o que se mostra inexeqüível sem o aparato computacional. Por fim, elaboramos determinados elementos que detém o potencial de modificar a mediação didática, atinente ao trato do referido objeto, em sala de aula.


Palavras-chave


Curvas Parametrizadas, Construção, Geogebra, CAS Maple

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo está indexada nas seguintes bases:

             

 

        

   

Revista do Instituto GeoGebra internacional de São Paulo (IGISP) E- ISSN 2237-9657  (versão eletrônica)

Qualis/Capes: Qualis A3 na avaliação de Qualis/Capes (2017/2018)

Licença que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista GeoGebra.

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.