Classificação de ângulos através de uma estória em aulas de apoio a alunos com dificuldade de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i1p019-048Palavras-chave:
Professor-investigador, Ensino Exploratório, GeoGebra, Metodologias de Design, Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem, SemióticaResumo
Este trabalho surge no decorrer da intervenção-ação da qual ocorre uma análise das dificuldades sentidas pelos estudantes, do 5º ano, no contexto do apoio curricular em matemática. Durante este processo foi desenvolvida uma pesquisa, de caráter qualitativo, onde se desenvolve ums experiência de ensino com base uma trajectória hipotética de aprendizagem previamente definida pela professora-investigadora e discutida com o investigador envolvido na intervenção. O professor encarregue da monitorização do apoio curricular dos estudantes, enquanto professor-investigador, formula uma ou mais hipóteses para guiar o percurso dos seus estudantes, delineando um plano de intervenção, sendo analisado e discutido na análise ongoing orientadora da investigação. O software GeoGebra surge como um dos mediadores da aprendizagem, estimulando o desenvolvimento da comunicação, do pensamento geométrico e o raciocínio matemático dos estudantes participantes do estudo. A descrição da intervenção, bem como os resultados do estudo são apresentados nas considerações finais.
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