O uso do software GeoGebra na perspectiva da formação inicial. Uma Revisão Sistemática sobre o ensino de Geometria Espacial
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i2p064-086Palavras-chave:
GeoGebra, Geometria Espacial, Formação Inicial de professores de matemáticaResumo
Este estudo se integra a uma pesquisa de Iniciação Científica mais ampla que investiga o uso do software GeoGebra na formação inicial de professores de Matemática. O objetivo foi analisar as contribuições das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para a preparação de futuros docentes, com ênfase no ensino de geometria espacial. A necessidade de realizar esta investigação partiu da escassez de trabalhos que abordam especificamente a formação inicial, enquanto percebe-se uma maior presença de estudos sobre a formação continuada de professores. No presente artigo, utilizou-se a Revisão Sistemática da Literatura como metodologia e o banco de dados Google Acadêmico. A revisão indicou que ferramentas digitais como o GeoGebra potencializam a aprendizagem por meio da visualização 3D e da interatividade, ao mesmo tempo em que evidenciou desafios na implementação desses recursos nas escolas e, confirmou a lacuna de pesquisas nesse aspecto da formação de professores.
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