Teoremas em ação utilizados pelos alunos na fatoração de expressões algébricas.
Palavras-chave:
campos conceituais, álgebra, dificuldades de aprendizagem.Resumo
Nesse artigo relatamos resultados parciais de uma pesquisa cujo objetivo foi realizar uma investigação sobre teoremas em ação utilizados pelos alunos ao fatorar expressões algébricas. Para tanto, foi elaborada e aplicada uma seqüência didática com uma turma de alunos da oitava série do ensino fundamental visando validar nossas hipóteses sobre a construção de falsos teoremas em ação e estudar a estabilidade desses teoremas de modo a melhor compreender as dificuldades dos alunos na aprendizagem da fatoração. As análises mostraram que as principais dificuldades estavam relacionadas aos conhecimentos que fazem parte da construção do campo conceitual da fatoração, dentre eles a divisão e a multiplicação de monômios e binômios. Palavras-chave: campos conceituais; álgebra; dificuldades de aprendizagem. Abstract This article reports partial results of a study whose objective was to perform an investigation about theorems in action used by students for factoring algebraic expressions. To this end, a didactic sequence was elaborated and applied to a group of students from the eighth grade, in order to validate our hypotheses about the construction of false theorems in action and to study the stability of these theorems so as to better understand the difficulties students have in learning factoring. The analyses showed that the main difficulties were related to the knowledge that is part of the construction of the conceptual field of factoring, among them division and multiplication of monomials and binomials. Keywords: conceptual fields; algebra; learning difficulties.Metrics
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Publicado
2009-03-06
Como Citar
BURIGATO, S. M. M. da S.; BITTAR, M. Teoremas em ação utilizados pelos alunos na fatoração de expressões algébricas. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 10, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/1745. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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