Teoremas em ação utilizados pelos alunos na fatoração de expressões algébricas.

Autores

  • Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato UFMS
  • Marilena Bittar UFMS

Palavras-chave:

campos conceituais, álgebra, dificuldades de aprendizagem.

Resumo

Nesse artigo relatamos resultados parciais de uma pesquisa cujo objetivo foi realizar uma investigação sobre teoremas em ação utilizados pelos alunos ao fatorar expressões algébricas. Para tanto, foi elaborada e aplicada uma seqüência didática com uma turma de alunos da oitava série do ensino fundamental visando validar nossas hipóteses sobre a construção de falsos teoremas em ação e estudar a estabilidade desses teoremas de modo a melhor compreender as dificuldades dos alunos na aprendizagem da fatoração. As análises mostraram que as principais dificuldades estavam relacionadas aos conhecimentos que fazem parte da construção do campo conceitual da fatoração, dentre eles a divisão e a multiplicação de monômios e binômios. Palavras-chave: campos conceituais; álgebra; dificuldades de aprendizagem. Abstract This article reports partial results of a study whose objective was to perform an investigation about theorems in action used by students for factoring algebraic expressions. To this end, a didactic sequence was elaborated and applied to a group of students from the eighth grade, in order to validate our hypotheses about the construction of false theorems in action and to study the stability of these theorems so as to better understand the difficulties students have in learning factoring. The analyses showed that the main difficulties were related to the knowledge that is part of the construction of the conceptual field of factoring, among them division and multiplication of monomials and binomials. Keywords: conceptual fields; algebra; learning difficulties.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato, UFMS

Mestre em Educação – UFMS – Professora Efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande-MS – Coordenadora dos tutores do Curso de Matemática Modalidade a Distância – UFMS.

Marilena Bittar, UFMS

Doutora em Didática da Matemática – Universidade Jospeh Fourier – Grenoble – França – Coordenadora do Mestrado em Educação Matemática – UFMS.

Downloads

Publicado

2009-03-06

Edição

Seção

Artigos