O bloco do saber do conjunto dos inteiros relativos<br>The know pack of the relative whole of integers

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p455-468

Palavras-chave:

Bloco do saber. Modelos Concretos. Números inteiros relativos. Teoria Antropológica do Didático.

Resumo

Neste artigo apresentamos um esboço de algumas reflexões advindas da nossa pesquisa acerca dos inteiros relativos. Os resultados que obtivemos nos deixaram alguns desconfortos, que nos movimentaram e nos proporcionaram que refletíssemos acerca das dificuldade que encontramos em nossos processos de análises. Nossa dificuldade se deu no momento em que modelamos as propostas de ensino contidas em um livro didático. Nosso referencial teórico e metodológico foi a teoria antropológica do didático (CHEVALLARD, 1999) e, dentre as ferramentas que mobilizamos destacamos o bloco do saber. Esse bloco permite justificar as técnicas utilizadas para a resolução das tarefas propostas, e será essa parte da modelagem que nos propomos a estudar e entender, justamente pela nossa dificuldade em modelar e descrever esses elementos de uma praxeologia. Nossa escrita perpassará alguns outros aspectos dos processos de ensino dos inteiros relativos que se mostraram importantes para os estudos dessas justificativas para as técnicas mobilizadas.

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

GONÇALVES, K. R.; BITTAR, M. O bloco do saber do conjunto dos inteiros relativos&lt;br&gt;The know pack of the relative whole of integers. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 21, n. 5, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i5p455-468. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45592. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.