Trajetória e focos investigativos da pesquisa no GT19 da ANPEd

uma análise dos trabalhos encomendados e dos minicursos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i4p074-091

Palavras-chave:

GT19, Educação matemática, Pesquisa, Trabalho encomendado, Minicurso

Resumo

Este artigo traz um panorama histórico do GT19 - Educação Matemática, criado em 1999 na 22.ª reunião anual da ANPEd, destacando seu papel fundamental como espaço de discussão e produção científica em Educação Matemática. Ao longo de seus 25 anos de existência, o GT19 se consolidou como um importante fórum para pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação, promovendo a troca de ideias e a articulação entre diferentes vertentes da Educação Matemática, em diálogo e debate com outras áreas da Educação. O artigo visa abordar a memória coletiva construída ao longo das reuniões, da produção do GT19, e dos relatórios de atividades, ressaltando e acompanhando sua contribuição para a difusão da pesquisa em Educação Matemática. Especificamente, traçou-se uma análise das temáticas priorizadas nos trabalhos encomendados e nos minicursos, ressaltando os focos de investigação envolvidos nessas atividades.

Biografia do Autor

Flávia dos Santos Soares, Universidade Federal Fluminense

Doutorado em Educação

Cármen Lúcia Brancaglion Passos, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Educação

Maria Isabel Ramalho Ortigão, Universidade do Estado de Rio de Janeiro

Doutorado em Educação

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Publicado

2025-09-28

Como Citar

Soares, F. dos S., Passos, C. L. B., & Ortigão, M. I. R. (2025). Trajetória e focos investigativos da pesquisa no GT19 da ANPEd: uma análise dos trabalhos encomendados e dos minicursos. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 27(4), 074–091. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i4p074-091

Edição

Seção

Número especial 25 anos do GT-19 da ANPEd