Analisando a base de conhecimento para o ensino: a conexão entre histórias infantis e matemática na formação continuada de professores

Autores

  • Cármen Lúcia Brancaglion Passos UFSCAR
  • Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira UFSCAR
  • Raquel Duarte de Souza

Palavras-chave:

desenvolvimento profissional, base de conhecimento para o ensino, matemática e histórias infantis

Resumo

Resumo O artigo integra o projeto “O desenvolvimento profissional de professores em grupo de estudo colaborativo: histórias infantis conectadas com a matemática na formação e na prática docente”. Professores, licenciandos, pós-graduandas e pesquisadoras compõem um grupo que investiga a conexão entre a literatura infantil e conteúdos matemáticos. Para identificar indícios de desenvolvimento profissional consideramos memoriais de formação, entrevistas, narrativas e depoimentos. A análise revela ampliação da base de conhecimento para o ensino, investimento na própria aprendizagem profissional e mudanças nas ações didáticas. O compartilhar de experiências, com participantes de áreas diversas promoveu espaços promissores para a reflexão a ampliação do repertório de metodologias, revelando sua potencialidade formativa. Abstract This article is part of the project “Professional development in collaborative study group: juvenile literature connected to mathematics in formation and teacher’s practice”. Teachers, graduating students, postgraduated and researchers composed a group that inquired about the connection between juvenile literature and mathematics’ subjects. In order to identify the traces of professional development we took into consideration records of formation, interviews, narratives and testimonials. The analysis reveals the broadening of knowledge base for teaching, personal investment on professional education and changes in teaching actions. Sharing experiences with members of diverse areas promoted promising spaces for reflection and broadening of methodology repertoire, demonstrating its formation potentiality.

Metrics

PDF views
1,383
Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202687
|

Downloads

Publicado

2010-05-17

Como Citar

PASSOS, C. L. B.; OLIVEIRA, R. M. M. A. de; SOUZA, R. D. de. Analisando a base de conhecimento para o ensino: a conexão entre histórias infantis e matemática na formação continuada de professores. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 11, n. 3, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2907. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos