Explorando temas de interesse no Currículo de Matemática do Ensino Médio <br> Exploring themes of interest in the Mathematics Curriculum of High School

Autores

  • Clarissa de Assis Olgin Universidade Luterana do Brasil e Prefeitura Municipal de Porto Alegre
  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Palavras-chave:

Currículo de Matemática, Ensino Médio, Temas de Interesse.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo referente à escolha de critérios para seleção de temas a serem trabalhados no Currículo de Matemática do Ensino Médio, que relacione os conteúdos matemáticos a temas de interesse. Justifica-se pela importância do professor de Matemática buscar diferentes recursos metodológicos para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, os quais possam ser aplicados em suas aulas, despertando a curiosidade, a atenção e o interesse dos alunos. A partir das contribuições de Skovsmose, Doll Jr. e Silva, elaborou-se uma classificação dos temas de interesse que podem ser desenvolvidos ao longo do Currículo de Matemática. Essa classificação pode subsidiar os professores na escolha de temas a serem desenvolvidos, apresentando conteúdos matemáticos que podem ser trabalhados em cada assunto.

 

This article presents a study on the choice of criteria for the selection of topics to be worked in the Mathematics Curriculum of the High School, that relate mathematics contents to themes of interest. This work is justified by the importance of the Math teacher seek different methodological features for the development of the teaching and learning process, which can be applied in their classes, arousing the curiosity, the attention and the interest of students. From the contributions of Skovsmose (2006), Doll Jr. (1997) and Silva (2009) has been elaborated a classification of the themes of interest that can be developed along the Mathematics Curriculum. This classification can subsidize the teachers in their choice of themes to be developed, for it presents possible mathematics contents that can be worked in each theme.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Clarissa de Assis Olgin, Universidade Luterana do Brasil e Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Mestre em ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECIM/ULBRA Canoas. Doutoranda do PPGECIM/ULBRA Canoas. Professora da rede municipal de ensino de Porto Alegre.

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Doutora em Ciências da Educação pela Ponífícia de Salamanca na Espanha, professora titular do Curso de Matemática e do Programa de Pós graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA.

Referências

ALBÉ, Maristela de Quadros; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira. Proposta de trabalho em modelagem e simulação matemática. Educação Matemática em Revista. Publicação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Ano 8 – Nº 11, p.41-50, dez.2001.

ALVES, Sérgio; WATANABE, Renate. O leitor pergunta: a sequência de Fibonacci na Geometria. São Paulo: Revista do Professor de Matemática, v. 47, p.54-59. 2001.

AZCÁRATE, Pilar. ¿Qué matemáticas necesitamos para comprender el mundo actual? Investigación em l Escuela, 32, 77-85, 1997.

BARBOSA, Ruy Madsen. Descobrindo a Geometria Fractal. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio: ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.

________. LEI 9795, de 27/04/1999. Política Nacional de Educação Ambiental.

________. Ministério da Educação (MEC). Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias/ Secretaria da Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: MEC/ SEF, 2006, v.2.

CERIOLI, Márcia R. Números de Fibonacci e representação de números inteiros positivos. São Paulo: Revista do Professor de Matemática, v. 53, p.22-28. 2004.

CRUZ, José H. da; MIZUKASHI, Marina T.; SANTOS, Ronaldo A. dos. Recorrências do tipo Fibonacci e aplicações. In: III Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática, 2006, Goiás. Anais... Goiás: UFG, 2006. Disponível em:< http://www.mat.ufg.br/bienal/2006/mini/hilario.marina.ronaldo.pdf> Acesso em: 14 de janeiro de 2013.

DOLL JR, W. E. Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto alegre: Artes Médicas, 1997.

GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 2, 1995.

MÜLLER, Jackson. Educação Ambiental: Diretrizes para a prática pedagógica. FAMURS, 1997.

OLGIN, C. A. Currículo no Ensino Médio: uma experiência com o tema Criptografia. 2011. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2011.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio 2011-2014. Novembro 2011.

SALLUM, E. M. Fractais no Ensino Médio. São Paulo: Revista do Professor de Matemática, v. 57, p.1-8. 2005. Disponível em: < http://www.rpm.org.br/conheca/fractais.pdf>. Acesso em: 23 de novembro de 2012.

SILVA, Marcio Antonio da. Currículo de Matemática no Ensino Médio: em busca de critérios para escolha e organização de conteúdos. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009.

SKOVSMOSE, O. Hacia una filosofía de la educación matemática crítica. Traducido por Paola Valero. Bogotá: Universidade de los Andes, 1999.

________. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2006.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Matemática: ensino médio. vol 1. São Paulo: Saraiva, 2010.

SUNG, V. S. H. Sequência de Fibonacci e suas aplicações. 2012. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.

Downloads

Publicado

2016-04-30

Como Citar

OLGIN, C. de A.; GROENWALD, C. L. O. Explorando temas de interesse no Currículo de Matemática do Ensino Médio &lt;br&gt; Exploring themes of interest in the Mathematics Curriculum of High School. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 18, n. 1, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/19983. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos