UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DO CAMPO ALGÉBRICO NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM FÓRMULAS DE ÁREA
Palavras-chave:
fórmulas de área, campo conceitual da álgebra, grandezas geométricasResumo
A partir da análise de procedimentos corretos e errôneos em questões extraídas de livros didáticos de matemática, discutimos como conhecimentos do campo algébrico podem influenciar na resolução de situações que envolvem fórmulas de área. Analisamos aspectos relacionados às etapas para resolução de um problema algébrico, tais como procedimentos corretos e errôneos no mapeamento do problema; colocação do problema em forma de equação, procedimentos de resolução e formulação da resposta final. Na escrita algébrica os dados evidenciaram dificuldade de expressar simbolicamente uma situação geral. Destacamos, entre outros, erro na aplicação da propriedade distributiva da multiplicação em relação à subtração, amplamente discutido na Educação Matemática. Abstract Based on the analysis of right and wrong procedure for questions from Brazilian mathematics textbook, in this paper, we analyze how algebraic knowledge can influence solving problems that involves formula of area. We analyze some aspects related to the stages of solving an algebraic problem, such as right and wrong procedure on mapping the problem; knowledge mobilized to transform the problem on algebraic formula (equation); solving procedure and the formulating the answer. The algebraic written, the data analysis evidenced that many students has difficulties on expression symbolically a general situation. On numeric attempts, the domain is always natural. Despite studying a small clipping of knowing mathematical we hope to contribute to the formulation of effective didactic situations of teaching and learning of mathematics. Keywords: formula of area; conceptual field of algebra; geometric magnitudeMetrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2010-07-02
Como Citar
TELES, R. A. de M. UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DO CAMPO ALGÉBRICO NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM FÓRMULAS DE ÁREA. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 12, n. 1, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2377. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).