Idoneidade didática na formação inicial de professores de matemática

reflexões sobre aspectos de interação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i2p446-469

Palavras-chave:

Idoneidade didática, Autonomia, Formação de professores de matemática, Residência pedagógica

Resumo

Neste estudo, buscamos investigar como as interações vivenciadas no contexto da formação inicial de professores de Matemática, levando em conta o planejamento, a execução e a avaliação das práticas pré-profissionais, podem influenciar o desenvolvimento da autonomia docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa da qual participaram três futuros professores de Matemática e um professor da Educação Básica, residentes e preceptor, respectivamente, participantes do programa de iniciação à docência Residência Pedagógica. A produção de dados foi concretizada a partir de três instrumentos: questionário, entrevista e observação de práticas formativas. Para análise dos dados foram elaboradas três categoria as quais emergiram do diálogo entre a noção de Idoneidade Didática e a produção dos dados, em particular, com o componente autonomia da idoneidade interação, a saber: autonomia no planejamento, autonomia na execução e autonomia na avaliação. Os resultados evidenciam que o trabalho coletivo e colaborativo, em especial, com a participação de um professor experiente atuante no campo profissional torna-se elemento necessário para os futuros professores desenvolvam a autonomia frente às práticas educativas. Além disso, é fato que o ensino da Matemática na atualidade requer, entre tantas variáveis, professores reflexivos e capazes de realizar tomada de decisões frente às prescrições curriculares, as demandas dos estudantes e os contextos sociais, culturais e institucionais. À guisa de conclusão, há que se reconhecer a importância de os cursos de formação de professores articularem a formação Matemática com a formação didático pedagógica.

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Biografia do Autor

José Fernandes da Silva, Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista

Doutor em Educação Matemática

Alexsandra Braga Horta, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestra em Educação Matemática

Vicenç Font, Universitat de Barcelona (UB)

Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

SILVA, J. F. da; HORTA, A. B.; FONT, V. Idoneidade didática na formação inicial de professores de matemática: reflexões sobre aspectos de interação . Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 446–469, 2025. DOI: 10.23925/1983-3156.2025v27i2p446-469. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66571. Acesso em: 10 jul. 2025.

Edição

Seção

Chamada de artigos para compor o número especial: Referenciais teóricos para dis