A A transição do aritmético ao algébrico no ensino da matemática no Colégio
Primeira parte: A evolução da transposição didática
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p508-555Palavras-chave:
Aritmética, Álgebra, Transição aritmética/álgebra, Transposição didática.Resumo
Este artigo trata da transição do currículo aritmético para o algébrico. Tentaremos destacar, de forma específica e necessariamente limitada, a extensão da convulsão que os professores tiveram que enfrentar. Mas, acima de tudo, tentaremos mostrar como as modificações estruturais feitas na época no texto didático impõem seus efeitos até hoje, de uma forma muitas vezes escondida, mas muito real, apesar da "reforma da reforma" que os programas de 1978 deveriam simbolizar para a oitava série.
Referências
Al Thusser L. (1968), Lire le Capital, François Maspéro, Paris. BOURDIEU P. (1974), Le sens pratique, éditions de Minuit, Paris.
Brousseau G. (1980), Problèmes de l'enseignement des décimaux, Recherches en didactique des mathématiques, 1, ·1, pp. 11-59.
Chevallard Y. (1980a), Mathématiques, langage, enseignement : la réforme des années soixante, Recherches, 41, pp. 71-99.
Chevallard, Y. (1980b), La transposition didactique, 1 REM d'Aix-Marseille.
Chevallard Y. (1982), Pourquoi la transposition didactique ? Publication du séminaire de didactique et pédagogie des mathématiques, 32, Grenoble.
Chevallard Y. et Johsua M.A. (1982), Un exemple d'analyse de la transposition didactique, Recherches en didactique des mathématiques, 3, 2, pp. 157-239.
Michel P.H. (1950), De Pythagore à Euclide, Les Belles Lettres, Paris.
Smith D.E. (1953), History of mathematics, volume 11, Dover publications, lnc., New York.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).