A A transição do aritmético ao algébrico no ensino da matemática no Colégio

Primeira parte: A evolução da transposição didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p508-555

Palavras-chave:

Aritmética, Álgebra, Transição aritmética/álgebra, Transposição didática.

Resumo

Este artigo trata da transição do currículo aritmético para o algébrico. Tentaremos destacar, de forma específica e necessariamente limitada, a extensão da convulsão que os professores tiveram que enfrentar. Mas, acima de tudo, tentaremos mostrar como as modificações estruturais feitas na época no texto didático impõem seus efeitos até hoje, de uma forma muitas vezes escondida, mas muito real, apesar da "reforma da reforma" que os programas de 1978 deveriam simbolizar para a oitava série.

Biografia do Autor

Saddo Ag Almouloud, PUC-SP

Doutorado em Mathematiques et Applications - Université de Rennes 1 em 1992 - frança. Assistente doutor - pontifícia universidade católica de São Paulo, e assistente doutor da fundação Santo André. Consultor ad hoc da fundação de amparo a pesquisa do estado de são Paulo, da capes, bolsista pesquisador de CNPQ, foi coordenador do programa de estudos pós-graduados em educação matemática da PUC-SP de 2007 à 2009 e de 01/08/2013 a 31/07/2017. Atualmente é vice coordenador do referido programa. Foi coordenador do curso de especialização em educação matemática da PUC-SP de 2006 a 2017. Publicou mais de 50 artigos em periódicos especializados e mais de 83 trabalhos em anais de eventos. Possui 5 capítulos de livros e 12 livros publicados. Possui 1 software e mais de 62 itens de produção técnica. Participou de vários eventos no exterior e mais de 112 no brasil. Orientou mais 77 dissertações de mestrado e teses de doutorado na área de educação matemática entre 1996 e 2016. Participou de mais de 200 bancas de defesa de dissertações e doutorados. Coordenou mais de 5 projetos de pesquisa. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área de educação, com ênfase em educação matemática. É avaliador do prêmio victor civita desde 2013. Em suas atividades profissionais interagiu com mais 70 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: ensino-aprendizagem, geometria, educação matemática, matemática, demonstração, ensino básico, formação de professores, geometria dinâmica, TIC.

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Publicado

2023-04-29

Como Citar

CHEVALLARD, Y.; ALMOULOUD, S. A. A A transição do aritmético ao algébrico no ensino da matemática no Colégio: Primeira parte: A evolução da transposição didática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 508–555, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i1p508-555. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/61800. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Tradução de artigo ou capítulo de livro