Integrais definidas de uma variável
uma proposta de intervenção com tarefas exploratórias
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i3p025-053Palavras-chave:
Ensino de cálculo diferencial e integral , Integrais de Riemann, Camadas do conhecimento, Episódios de resolução de tarefasResumo
Considerando as dificuldades que alunos na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral têm em compreender o conceito de integral definida de uma variável, este artigo tem por objetivo investigar a elaboração e a implementação de uma proposta de intervenção, a partir do trabalho com episódios de resolução de tarefas, que ofereça aos estudantes oportunidades para explorar esse conceito. Discutimos, como fundamentação teórica, a importância das integrais de Riemann e somas de base multiplicativa na compreensão das integrais definidas. Apresentamos uma caracterização da metodologia utilizada em nossa pesquisa, assim como do contexto de intervenção e coleta de dados. A análise das discussões realizadas em pequenos grupos acerca de duas tarefas exploratórias é baseada em um referencial que trata das camadas do conhecimento, no que diz respeito à compreensão do conceito de integrais definidas. Como resultados, pudemos inferir que com as tarefas exploratórias os estudantes puderam explorar substancialmente o conceito de soma de base multiplicativa presente na soma de Riemann, em relação às camadas do produto, da soma e do limite.
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