Integrais definidas de uma variável

uma proposta de intervenção com tarefas exploratórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i3p025-053

Palavras-chave:

Ensino de cálculo diferencial e integral , Integrais de Riemann, Camadas do conhecimento, Episódios de resolução de tarefas

Resumo

Considerando as dificuldades que alunos na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral têm em compreender o conceito de integral definida de uma variável, este artigo tem por objetivo investigar a elaboração e a implementação de uma proposta de intervenção, a partir do trabalho com episódios de resolução de tarefas, que ofereça aos estudantes oportunidades para explorar esse conceito. Discutimos, como fundamentação teórica, a importância das integrais de Riemann e somas de base multiplicativa na compreensão das integrais definidas. Apresentamos uma caracterização da metodologia utilizada em nossa pesquisa, assim como do contexto de intervenção e coleta de dados. A análise das discussões realizadas em pequenos grupos acerca de duas tarefas exploratórias é baseada em um referencial que trata das camadas do conhecimento, no que diz respeito à compreensão do conceito de integrais definidas. Como resultados, pudemos inferir que com as tarefas exploratórias os estudantes puderam explorar substancialmente o conceito de soma de base multiplicativa presente na soma de Riemann, em relação às camadas do produto, da soma e do limite.

Biografia do Autor

Tainá Taiza Araújo, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná - SEED/PR

Doutoranda em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Ponta Grossa (início em 2024). Mestre em Ensino de Matemática pela UTFPR, campus Londrina (2023), e especialista em Estatística com ênfase em Pesquisa Quantitativa pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2024). Graduada em Matemática com habilitação em licenciatura pela UEL (2017). Atualmente, sou professora da rede estadual do Paraná (SEED-PR), lecionando nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Minhas áreas de interesse incluem pesquisas sobre o Ensino de Matemática no ensino superior, com ênfase em Cálculo Diferencial e Integral.

André Luis Trevisan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Docente do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Londrina.

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Publicado

2025-08-31

Como Citar

Araújo, T. T., & Trevisan, A. L. (2025). Integrais definidas de uma variável: uma proposta de intervenção com tarefas exploratórias. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 27(3), 025–053. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i3p025-053