Generalização de padrões algébricos no ensino via resolução de problemas: compreensão de licenciandos em Matemática<br>Generalization of algebraic patterns in teaching via problem solving: understanding of undergraduate students in Mathematics
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019vol21i3p419-437Palabras clave:
Formação Inicial, Resolução de Problemas, Generalização, Padrões.Resumen
O objetivo do artigo é analisar a compreensão de licenciandos em Matemática no processo de generalização de padrões algébricos, voltado ao trabalho que envolve o ensino via resolução de problemas. Realizamos um estudo exploratório e descritivo no contexto de aulas de uma disciplina do curso de licenciatura em Matemática, frequentadas por 18 estudantes do quarto ano, os quais vivenciaram o processo de generalização de padrões de conteúdos do Ensino Médio. Os resultados mostraram que 12 participantes desenvolveram corretamente o processo de generalização para obter a expressão matemática do conteúdo proposto. Ao contrário disso, verificamos que seis participantes não conseguiram fazer uso adequado de casos particulares. Concluímos que a maioria dos participantes construíram compreensão adequada sobre o processo de generalização de padrões para abordar um conteúdo algébrico no ensino via resolução de problemas. Apesar de seis participantes apresentarem dificuldades, é possível ampliar seus conhecimentos em atividades posteriores de sua formação.
The purpose of this article is to analyze the understanding of undergraduate students in Mathematics in the process of generalization of algebraic patterns, focused on the work that involves teaching via problem solving. We conducted an exploratory and descriptive study in the context of classes in a discipline of the degree course in Mathematics attended by 18 students of the fourth year, who experienced the process of generalization of patterns of contents of High School. The results showed that 12 participants correctly developed the generalization process to obtain the mathematical expression of the proposed content. In contrast, we found that six participants failed to make adequate use of particular cases. We conclude that most participants constructed an adequate understanding of the process of generalization of patterns to address algebraic content in teaching via problem solving. Although six participants present difficulties, it is possible to increase knowledge in later activities of their formation.
Métricas
Citas
ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por queatravés da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G.; NOGUTI, F. C. H.; JUSTULIN, A. M. (Orgs.). Resolução de Problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco, 2014, p. 35-52.
AMÉRICO, L. R. Estudo sobre os conhecimentos de professores de Matemática na construção do processo de generalização. 2016. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
ARAUJO, E. A. Ensino de álgebra e formação de professores. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 331-346, 2008.
BAQUEIRO, G.; D; S.; SANTOS, A. T. F.; CAZUMBÁ, A. S.; CARVALHO, G. S.; OLIVEIRA, J. A. Caracterizadores do pensamento algébrico e generalização de padrões matemáticos. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016. São Paulo. Anais... São Paulo: ENEM, 2016.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Trad. Maria João Alvarez; Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil e Ensino Fundamental. 3ª ed. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Secretaria de ensino fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. 3º e 4º Ciclos. Brasília: SEF/MEC, 1998.
DREYFUS, Tommy. Advanced mathematical thinking processes. In: TALL, D. (Ed.) Advanced mathematical thinking. Dordrecht: Kluwer, 1991, p. 25-41.
FIORENTINI, D.; MIORIM, M. A.; MIGUEL, A. Contribuição para um Repensar... a Educação Algébrica Elementar. Pro-Posições, Campinas, v. 4, n. 1, p. 78–91, mar., 1993.
PERUZZO, C. M. K. Da Observação Participante à Pesquisa-Ação em Comunicação: pressupostos epistemológicos e metodológicos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 26., 2003. Belo Horizonte/Minas Gerais. Anais... Belo Horizonte/Minas Gerais, 2003.
PROENÇA, M. C. Resolução de Problemas: encaminhamentos para o ensino e a aprendizagem de Matemática em sala de aula. Maringá: Eduem, 2018.
RADFORD, L. Algebraic thinking and the generalization of patterns: a semiotic perspective. In: ANNUAL MEETING OF THE NORTH AMERICAN CHAPTER OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR THE PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION. 28. 2006. Mérida-México. Proceedings... Mérida: PME-NA, 2006.
SANTOS, J. G. Observação e generalização de padrões: um tema para a investigação de professores sobre sua própria prática. 2008. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
SILVA, R. S. Oficina Experiências Matemáticas: professores e a exploração de padrões. 2009. 95f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
SCHROEDER, T. L.; LESTER, F. K., JR. Developing understanding in mathematics via problem solving. In: TRAFTON, P. R.; SHULTE, A. P. (Eds.). New directions for elementary school mathematics. Reston: NCTM, 1989, p. 31-42.
SHULMAN, L. S. Those Who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, fev., p. 04-14, 1986.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).