Uma reflexão acerca dos conhecimentos e saberes necessários para a formação inicial do professor de matemática <br> A reflection about the knowledge and savvy necessary for the initial formation of the mathematics teacher

Autores

  • Luciene Costa Santos Secretaria Estadual de Educação (Seduc-TO)
  • Dailson Evangelista Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)
  • Tadeu Oliver Gonçalves UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i2p265-290

Palavras-chave:

Formação de professores, Organização Curricular, Licenciatura em Matemática.

Resumo

Resumo

O objetivo desta pesquisa é apresentar uma reflexão acerca dos conhecimentos e saberes necessários que os cursos de Licenciatura em Matemática precisam oferecer aos professores em formação inicial. Este trabalho se configura como uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa sobre os conhecimentos necessários para a formação inicial do professor no contexto brasileiro. Os resultados desta pesquisa, obtidos a partir de categorias de análise, apontam para a necessidade de uma nova organização curricular para os cursos de Licenciatura em Matemática, com base em quatro categorias, eixos ou blocos de conhecimentos: Conhecimento da Ciência Matemática e áreas afins, Conhecimento das Ciências da Educação, Conhecimento da área Educação Matemática, Conhecimento de Práticas de Ensino e Pesquisa e Estágio Supervisionado, pautadas na promoção do professor pesquisador, crítico e reflexivo.

Abstract

The goal of this research is to present a reflection about the knowledge and savvy the courses in Mathematics Graduation need to offer to the teachers in initial formation. This work is featured as a bibliographical research, with a qualitative approach on the necessary knowledge for the teacher’s initial formation. The results of this research, obtained from categories’ analysis, pointed out the need for a new curricular organization for the courses is Mathematics Graduation, based on four categories or blocks of knowledge: Mathematical Science and related areas, Education Sciences, Mathematics Education, Teaching and Research Practices and Supervised Internship, based on the promotion of researcher, critical and reflective teacher.

 

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Biografia do Autor

Luciene Costa Santos, Secretaria Estadual de Educação (Seduc-TO)

Professora da Educação Básica

Dailson Evangelista Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)

Coordenador do Prodocência/UFT
Coordenador do Laboratório de Educação Matemática (LEMAT)
Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores (GEPEMFOR)
Vice-coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Matemática (PGEM)
Professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Curso de Licenciatura em Matemática (Câmpus de Arraias)

Tadeu Oliver Gonçalves, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Professor Titular da Universidade Federal do Pará
Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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Publicado

2017-09-07

Como Citar

SANTOS, L. C.; COSTA, D. E.; GONÇALVES, T. O. Uma reflexão acerca dos conhecimentos e saberes necessários para a formação inicial do professor de matemática &lt;br&gt; A reflection about the knowledge and savvy necessary for the initial formation of the mathematics teacher. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 19, n. 2, 2017. DOI: 10.23925/1983-3156.2017v19i2p265-290. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/31505. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos