A hermenêutica e o fazer do professor de matemática:

uma possibilidade de trabalho nas aulas de cálculo diferencial e integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i3p200-214

Palavras-chave:

Educação Matemática, Cálculo

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um modo de intervenção em sala de aula, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, de um curso de Licenciatura em Matemática, quando trabalhamos com alunos dessa disciplina o Teorema do Valor Intermediário. Tomamos como base os estudos de Bicudo (1991), Garnica (1992), Garnica e Bicudo (1994) a respeito de uma didática baseada no trabalho hermenêutico com textos de matemática em sala de aula. Relatamos a experiência realizada e nossa compreensão sobre a atividade desenvolvida. Trouxemos as perguntas postas pelos alunos e os indícios de suas compreensões sobre as ideias trazidas no teorema estudado.

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Biografia do Autor

Elisangela Pavanelo, Unesp/Guaratinguetá

Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática

Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Unesp-Rio Claro

Doutorado em Ciências

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Publicado

2024-11-03

Como Citar

PAVANELO, E.; BICUDO, M. A. V. A hermenêutica e o fazer do professor de matemática: : uma possibilidade de trabalho nas aulas de cálculo diferencial e integral. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 200–214, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i3p200-214. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66718. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Modelo epistemológico de referência (MER) para o ensino de cálculo