Funções definidas implicitamente por meio de equações: uma discussão sobre o uso dos softwares Geogebra e CAS Maple
Palabras clave:
Funções definidas implicitamente, Visualização, Geogebra, CAS Maple.Resumen
Discute-se nesse artigo um conteúdo presente, tanto no contexto do Cálculo em Uma Variável Real, bem como no Cálculo a Várias Variáveis. Assim, indicam-se alguns elementos vinculados à noção de equações, definidas de modo implícito, no caso de duas e três variáveis. De modo preliminar, assinala-se a tônica hegemônica de apresentação desse conteúdo, em certos compêndios especializados de Cálculo. Assim, depois de indicar limitações e formular questionamentos direcionados a tal tipo de abordagem, que continua sendo hegemônica no locus acadêmico, alguns exemplos são ressignificados, com o arrimo da tecnologia, descrita por uma proposta de complementaridade do software Geogebra com CAS Maple. Tal complementaridade é caracterizada em virtude de possibilidades de superação de certos entraves indicados, ao longo do escrito, em cada software. Por fim, indica-se um cenário de abordagem e exploração metodológica que evita a imediata aplicação de formulações e regras de cunho analítico, de modo irrefletido, por parte do aprendiz. Por intermédio dessa abordagem, o papel dedicado à visualização recebe lugar de destaque.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.