MODELAGEM MATEMÁTICA e APLICAÇÕES: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE FUNÇÕES
Palavras-chave:
Ensino de Matemática para “curso de serviço”, Ensino de Funções, Aplicações, Modelagem MatemáticaResumo
Este artigo apresenta resultado de pesquisa sobre o ensino do Cálculo desenvolvida em um Curso Superior de Tecnologia. Trata-se da utilização de abordagens específicas para o ensino de Matemática em um curso “de serviço”, e a indicação da conveniência e potencialidades das mesmas em atender aos objetivos de formação dos egressos de cursos dessa modalidade. No artigo é relatado o percurso da pesquisadora/ professora para adotar as abordagens das Aplicações e Modelagem matemática, destacando-se dificuldades operacionais e meios de ultrapassá-las considerando-se as vantagens para a aprendizagem. O caso das Funções é parte dos tópicos abordados, considerado suficiente para indicar a pesquisa completa que envolveu outros conteúdos de Cálculo. O artigo teve por alvo contribuir com professores e pesquisadores voltados aos processos do ensino e de aprendizagem do Cálculo, de um modo geral. Palavras-Chave: Ensino de Cálculo, Funções, Modelagem Matemática e Aplicações. Abstract This article is part of a wider research (Beltrão, 2009) which aimed to investigate the use of Modeling and Applications as a tool for teaching Calculus. This paper shows a study for the particular case of the concept of function. The research individuals were beginner students in an undergraduate course of Food Technology. The methodology used was the qualitative. Such approach took as principle to consider the researcher as a main instrument, and adopted the strategy of participant observation. The proposed implementation of Modeling and Applications in three phases proved to be efficient, and yielded favorable results to the learning of Calculus in a scenario where students are the protagonists of this learning process. Keywords: Teaching of Calculus, Functions, Mathematical Modeling and Applications.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2010-05-19
Como Citar
BELTRÃO, M. E. P.; IGLIORI, S. B. C. MODELAGEM MATEMÁTICA e APLICAÇÕES: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE FUNÇÕES. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 12, n. 1, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2171. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).